Temos plataformas de petróleo no Brasil? Quantas?

2

Nos últimos anos a produção nas plataformas de petróleo no Brasil tem sido marcada com um aumento exponencial. Podemos fazer comparação de anos anteriores, quando o petróleo brasileiro era oriundo de importações, muito diferente do que vemos agora que o país agora detém uma autossuficiência.

Motivado por essa expansão, a produção é crescente e possibilita a criação de novas plataformas de petróleo no Brasil. Entenda mais a seguir!

O que são plataformas petrolíferas no Brasil?

As plataformas são estruturas preparadas para serem habitadas e que são localizadas sobre uma lâmina de água.

O que são plataformas petrolíferas no Brasil
Fonte/Reprodução: original

As plataformas de petróleo no Brasil são usadas para extração, exploração, adequação e bombeamento de produtos como petróleo e gás natural. Temos vários tipos de plataformas de petróleo no Brasil, entre elas estão:

Plataformas fixas

São instaladas ao fundo do mar por estacas cravadas e ficam aproximadamente em lâminas d’água de até 200 metros. Seu objetivo principal são as projeções para perfurações e, posteriormente, para estocagem de materiais e como alojamento de trabalhadores. Esse tipo de plataforma não possui capacidade de estocagem nem de petróleo, nem de gás natural, todos os produtos extraídos aqui precisam necessariamente ser enviados para terra.

Plataformas auto eleváveis

Essa é uma plataforma constituída por uma balsa. Ficam localizadas em lâminas de água entre 5 a 150 metros e servem exclusivamente para perfuração de poços.

Plataforma de pernas atirantadas (TLWP)

Essa é uma plataforma que fica ancorada ao fundo do mar através de estruturas tubulares e outros itens que acabam permitindo a redução drástica do movimento das plataformas. Sua execução é bem semelhante à das plataformas fixas, mas ela atinge até 1500 metros de profundidade.

Plataformas Semi Submersíveis

Seu sistema de ancoragem é formado por 8 a 12 âncoras e correntes e cabos que servem como mola, que atuam com ação das ondas, ventos e correntes. Isso permite que ela atinja mais de 2000 metros de profundidade.

Navios-sonda

Assim como as plataformas Semi Submersíveis, as plataformas de petróleo navios-sonda são destinadas à perfuração de poços em águas de níveis profundos e ultra profundos. Conta com sistema de posicionamento dinâmico que permite a fixação mesmo sem uso das âncoras. Pode atingir a profundidade de perfuração de mais de 2000 metros.

Sistemas flutuantes de produção

É o melhor entre os tipos de plataformas existentes, tudo porque ele consegue produzir, processar e armazenar os produtos extraídos do petróleo e gás natural.

Esses são os tipos de plataformas de petróleo que encontramos em território nacional atualmente, mas não os únicos existentes.

Quantas plataformas petrolíferas existem no Brasil?

A produção de petróleo é dada através de diversas plataformas de petróleo no Brasil, que ficam por vezes localizadas em regiões conhecidas como bacias petrolíferas.

Hoje em território nacional temos nove bacias petrolíferas, 155 plataformas operantes, divididas em 69 que trabalham em águas profundas e outras 63 em plataformas fixas na região Nordeste e outras 23 na região Sudeste.

Características das plataformas de petróleo

As plataformas de petróleo no Brasil possuem características distintas, como profundidade, largura, comprimento e peso.

Profundidade média

As profundidades das plataformas vão depender muito do tipo delas, podendo ir de apenas 150 metros até mais de 2 mil metros, logo temos como média entre os 6 tipos de plataformas, aproximadamente 1.400 metros de profundidade.

Largura e comprimento médio

Pensando agora na largura e comprimento, temos como média entre os tipos de plataformas de petróleo no Brasil, 105 metros de comprimento, 144 metros de altura e 60 metros de largura. Por vezes podemos comparar a altura de uma plataforma com um prédio de 50 andares.

Peso médio de uma plataforma petrolífera

Mais uma vez pensando nos diversos tipos de plataformas, podemos ter umas pesando 200 mil toneladas, outras 120 mil toneladas e até 42 mil toneladas, assim temos como média 120 mil toneladas.

Qual é o preço de uma plataforma petrolífera no Brasil?

O valor estimado de uma plataforma de petróleo no Brasil é de 5,6 bilhões de reais.

Qual é a vida de uma plataforma petrolífera no Brasil?

Uma plataforma de petróleo é normalmente criada para ter vida útil de até 25 anos.

Qual é o tamanho médio de uma tripulação de uma plataforma petrolífera no Brasil?

Normalmente uma plataforma possui entre 100 a 110 tripulantes que se dividem em turnos e ficam embarcados por pelo menos 14 dias seguidos.

As estruturas de uma plataforma de petróleo no Brasil são gigantescas, tudo visando uma extração de excelência e pensando no trabalho significante que essa produção traz ao nosso país. Por isso é tão importante entendermos como se movimenta toda essa estrutura.

Título SEO: Temos plataformas de petróleo no Brasil? Quantas?

KW: plataformas de petróleo no Brasil

Meta-description: Saiba mais sobre as plataformas de petróleo no Brasil: quais são as suas medidas, custos e tipos existentes, além de quantas temos no país.

Link permanente: /plataformas-de-petroleo-no-brasil

 

2 Comentários
  1. […] desenvolvidas pagam caro pelo petróleo, ao passo que as em desenvolvimento, ou não desenvolvidas, não possuem tanto […]

  2. […] para obras petrolíferas feitas em benefício do Governo, garantindo a execução de empenhos em plataformas de petróleo e […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.