Qual a Origem da Geofísica?

0

Apesar de ser uma das ciências mais importantes da atualidade, poucas pessoas conhecem a origem da geofísica. Ela é muito utilizada nos estudos dos fenômenos físicos, na mineração e no monitoramento ambiental. 

Portanto, conhecer a origem da geofísica é importante e pode te ajudar a compreender melhor os processos que existem no solo que habitamos. Acompanhe este artigo para entender o que é a geofísica e qual a sua importância. 

O que é a geofísica?

A geofísica pode ser definida como uma área da geologia que busca estudar a terra por meio dos fenômenos físicos. Essas duas ciências são muito similares, mas podem ser diferenciadas pelos dados que manipulam. 

Enquanto a geologia estuda rochas expostas na superfície e amostras obtidas em perfurações, a geofísica estuda as partes mais profundas da terra, que não podemos alcançar. Para isso, são utilizados algumas ferramentas que costumam ser instaladas na própria superfície. 

Qual a área de estudo da Geofísica?

Quase tudo o que se sabe sobre as partes inalcançáveis da terra, vem de estudos da geofísica. Essa ciência não necessita de uma observação direta do fenômeno, assim, ela pode nos fornecer informações que vão do núcleo interno da terra à magnetosfera terrestre. 

Qual a área de estudo da Geofísica?
Fonte/Reprodução: original.

As informações que se tem sobre a existência e as propriedades da crosta, núcleo e manto terrestre se devem as observações geofísicas. Assim, foi definido o que essa ciência estuda, a seguir a origem da geofísica será abordada, para uma melhor compreensão desta ciência. 

Qual a origem da Geofísica?

Foi no século XVII que ocorreu a origem da geofísica, com os estudos dos físicos Newton e Gilbert, sobre os campos gravitacionais e magnéticos da terra. Eles fizeram pesquisas aplicando à geologia os conhecimentos e métodos físicos que tinham na época. 

Porém, a origem da geofísica aplicada só veio acontecer no século XIX. Nessa época, depósitos de ferro foram localizados usando bússolas instaladas em instrumentos topográficos, que detectaram algumas distorções no campo magnético da terra. 

Como funciona a Geofísica?

Os estudos geofísicos são realizados utilizando métodos que se baseiam em propriedades físicas como condutividade elétrica, densidade, resistividade, etc. Os dados podem ser obtidos utilizando leituras realizadas na superfície, veículos aéreos ou determinados equipamentos. 

Após captar as medidas e processar os dados obtidos, a geofísica nos permite conhecer a composição de diferentes matérias e estruturas geológicas, sejam elas rasas ou profundas. São utilizados 4 métodos nos estudos: potencias, eletromagnéticos, elétricos e sísmicos. 

Quais os benefícios do estudo da Geofísica?

O grande benefício da geofísica é que os seus métodos são caracterizados por não serem invasivos e destrutivos. Isso permite que possamos aprender mais sobre a terra sem causar nenhum tipo de dano ao ambiente. 

Além disso, quando bem aplicada, a geofísica pode encontrar alterações nos materiais físicos presentes na subsuperfície. Dessa forma, é possível definir com precisão os alvos de exploração mineral, encontrar cavidades e monitorar estruturas, como as barragens. 

Qual a importância da Geofísica?

A origem da geofísica nos ajudou a compreender melhor a terra a forma que podemos usá-la a nosso favor ou não. Os seus resultados são confiáveis e ajudam a economizar recursos, investigando grandes áreas em pouco tempo. Com a geofísica, conseguimos entender o que há debaixo do solo e como funcionam os processos que modificam a terra.

Quais os tipos de Geofísica?

Existem dois tipos de geofísica: pura e aplicada. A geofísica pura consiste em informações gerais, utilizadas nos estudos da estrutura e composição da terra. Já a geografia aplicada se trata de um grande conjunto de métodos e técnicas, que quando empregados podem trazer soluções para determinadas áreas, como a prospecção e os estudos ambientais. 

Conhecer a origem da geofísica nos mostra como essa ciência foi e ainda é importante para o desenvolvimento da humanidade. Com ela, é possível aprender mais sobre o planeta que habitamos, sem danificar a sua estrutura.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.