O que é solo ácido e quais as suas características?
O solo ácido é um tipo de degradação que pode ocorrer em terrenos, dificultando ou até mesmo impossibilitando o uso da terra para plantio. Por isso, o impacto ambiental da situação pode ser significativo e é necessário ter atenção as necessidades do solo para identificar alterações.
Entenda melhor, a seguir, o que é o solo ácido, o que causa esse tipo de degradação, suas características e como você pode controlar a acidez.
O que é solo ácido?
O solo ácido está ligado a baixa quantidade de cálcio e magnésio na composição da terra, decomposição de matéria orgânica em um nível baixo e a grande quantia de elementos tóxicos no solo, como o alumínio, por exemplo.
Um solo pode ficar ácido ou até mesmo mais ácido ao longo do tempo devido a diversos motivos, entre eles estão:
- Ação de microorganismos durante a decomposição de organismos vegetais;
- Mineralização;
- Substâncias húmicas formadas na terra;
- O próprio processo de absorção de nutrientes do solo feito pelas plantas;
- Uso de fertilizantes e defensivos químicos em bastante quantidade e constância de aplicação.
É importante citar também que o próprio manuseio para a preparação do uso da terra para a agricultura podem tornar o solo ácido. Afinal, as propriedades do solo estão sendo mexidas, o que pode fazer com que ele perca certa quantidade de nutrientes, além da adição de produtos feita nele também o alterar, como mencionado acima.
Quais são as características de um solo ácido?
Entre as principais características do solo ácido estão sua baixa quantidade de nutrientes que auxiliam no crescimento das plantas, como o cálcio, magnésio e o potássio. Este tipo de terra também possui uma baixa decomposição da matéria orgânica em sua superfície.
Por possuir uma baixa decomposição de matéria orgânica, a formação de bacias sedimentares que geram petróleo no subsolo são raras de serem formadas em solo ácido. Diferentes deles, nos solos áridos são mais comuns de se encontrar uma jazida de petróleo, devido ao desgaste natural do solo, que auxilia na formação de bacias sedimentares.
Outra característica principal do solo ácido é a alta concentração de substâncias tóxicas para o crescimento e desenvolvimento de plantas, como o alumínio e o manganês. Solos considerados ácidos costumam possuir uma concentração de íons de hidrogênio abaixo de 5,5 pH.
Em uma breve explicação o pH neutro possui o valor 7, abaixo desse valor o solo é considerado ácido, quanto menor o pH da terra mais ácido o solo é. E acima do valor 7 o solo é considerado alcalino, e quanto maior o valor acima deste marcador, mais alcalino o solo será.
Quais as consequências de um solo ácido?
Devido às substâncias tóxicas presentes no solo ácido, as plantas cultivadas nesse tipo de terra possuem grande dificuldade para crescer devido à baixa quantidade de nutrientes necessários para o seu desenvolvimento.
Em consequência, o baixo desenvolvimento das plantas causa prejuízos de plantio, por conta dos baixos rendimentos na produção agrícola.
Como controlar a acidez do solo?
Tendo em vista os problemas que o solo ácido causa para plantações, técnicas para o controle e diminuição da acidez do solo foram criadas para poder ser feito o uso da terra sem ter prejuízos.
A forma de controle de acidez é suprindo a terra com os nutrientes necessários como o cálcio e magnésio para torná-la fértil e aumentar seu pH enriquecendo o solo ácido com certos materiais corretivos. Alguns dos materiais usados neste método estão:
- Calcário;
- Cal virgem;
- Cal apagado;
- Calcário calcinado;
- Cinzas;
- Conchas marinhas moídas.
Dos materiais citados o mais usado é o calcário, no entanto, vale mencionar que cada material possui um preço e nível de eficiência diferente para a correção do solo ácido.
Essas são as principais características do solo ácido e seu impacto para questões ambientes e sociais. Apesar de existirem formas desse tipo de alteração poder ser controlada para o solo ter um uso adequado, é preciso estar atento ao seu pH e fazer as devidas correções.