O que é planície abissal e quais as características?

0

Planície abissal é o nome que se dá para regiões profundas do oceano que pouco são conhecidas pela humanidade. Há menos de cem anos começamos a estudá-las, e mesmo com as tecnologias atuais, que detém suas limitações, há muito ainda a ser descoberto. Vejamos mais sobre o que sabemos acerca dessa região da Terra, e o que ela guarda, a seguir!

O que é planície abissal?

Uma planície abissal é simplesmente uma grande extensão de terra plana que se encontra em regiões bastante profundas do oceano. Esse tipo de formação geológica consiste nas partes mais profundas e obscuras do oceano, onde nem mesmo a luz solar é capaz de alcançar.

O que é planície abissal
Fonte/Reprodução: original

Por essa razão, essas regiões não são tão conhecidas e estudadas como outras partes, mais acessíveis e visíveis para humanos e suas tecnologias.

Quais as principais características da planície abissal

Além de, como mencionado, serem regiões planas em partes profundas do oceano, esse tipo de planície é conhecida por ser um local inóspito, com pouca vida, e de difícil sobrevivência para as espécies que ali residem. Desconsiderando as fossas abissais, as planícies são consideradas as regiões mais profundas da terra.

Cerca de 40% do oceano é formado por esse tipo de planície, e conhece-se cerca de vinte mil espécies que residem nessas regiões. Contudo, acredita-se que o número de espécies que habita essas regiões seja muito mais alto, visto que apenas 10% do oceano é conhecido pela ciência humana.

Além disso, esses tipos de planícies também são alguns dos locais onde mais foram feitas descobertas acerca do petróleo. A tendência para o acúmulo de sedimentos e preservação de matéria orgânica facilita a formação do petróleo, no entanto, a extração da substância nessas regiões é difícil devido à dificuldade de acesso e ao possível impacto ambiental. Ainda assim, muitas das zonas de extração de petróleo são planícies abissais.

Como se formam as planícies abissais?

Uma vez que a maior parte das planícies abissais encontram-se próximas dos continentes, acredita-se atualmente que uma planície abissal surja por meio de sedimentos e substratos destes, que caem no fundo do oceano e com o passar de milhares (ou até milhões) de anos se densificam e são aplainados, no entanto, essa informação ainda é uma especulação.

Quais são as regiões abissais?

Há inúmeras regiões abissais ao redor do mundo, como a Bellingshausen, das Aleutas, da Somália e muitas que ainda são desconhecidas pelo homem, especialmente devido ao fato de que, como mencionado, apenas 10% do oceano é conhecido.

No entanto, a região abissal mais profunda e conhecida do mundo é a Challenger Deep, região abissal que foi descoberta no ano de 1960.

Como é a fauna da planície abissal

A fauna de uma planície abissal é composta majoritariamente por vermes, bactérias, crustáceos, caracóis, peixes e afins. A maioria das criaturas residentes neste local, especialmente os peixes, possuem aparência amedrontadora, com dentes longos e afiados, olhos estranhos e luz própria, gerada por meio de bioluminescência.

É importante lembrar que muito pouco é conhecido sobre as criaturas abissais, e que certamente existem milhares de espécies de criaturas apenas esperando para serem descobertas nesse universo peculiar.

E a flora?

A flora de uma planície abissal é escassa e, por essa razão, muitos cientistas pensam que as planícies abissais são extensões dos grandes desertos. A dificuldade de se obter luz solar é uma das principais razões para essa escassez de flora, e as poucas espécies que lá residem dependem de detritos e dejetos da superfície, de quimiossíntese. Por essa razão, a maioria se encontra perto de fontes hidrotérmicas.

Planícies abissais são algumas das regiões mais assustadoras do planeta Terra. Pouco se sabe sobre elas e as criaturas que vivem lá, e é extremamente difícil visitar esses locais para aprender sobre eles. Por esse mesmo motivo, são locais tão interessantes de se estudar e aprender.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.