Quais reações químicas provocam a chuva ácida?

3

Uma das formas que existem para o ácido deixar a atmosfera, é através da chuva ácida. Ela é resultado das próprias ações humanas e é extremamente prejudicial para o meio ambiente, tendo a capacidade de destruir até florestas.

Na verdade, todas as chuvas são ácidas, mas existe um limite aceitável para isso. Quando o pH da chuva é menor que 4,5, ela é considerada prejudicial para o ambiente. Mas como é formada a chuva ácida? Quais as reações químicas responsáveis e quais malefícios ela traz para o meio ambiente? Vamos saber mais sobre a chuva ácida a seguir.

Quais são as reações químicas que causam a chuva ácida?

Vários tipos de elementos químicos estão presentes na atmosfera, como o oxigênio, o gás carbônico e o nitrogênio. Mas existem alguns elementos na nossa atmosfera que são prejudiciais para o meio ambiente e para nossa saúde. Principalmente os óxidos de enxofre e o dióxido de nitrogênio.

Ao entrar em contato com a atmosfera, o óxido de enxofre é transformado em ácido sulfúrico. Veja como ocorre essa formação:

  • S + SO2 → SO2 (óxido de enxofre);
  • SO2 + ½O2 → SO3 (óxido de enxofre);
  • SO3 + H2O → H2SO4 (ácido sulfúrico);
  • N2 + 2O2 → 2 NO2 (óxido de nitrogênio);
  • 2 NO2 + H2O → HNO3 + HNO2 (ácido nítrico).

Depois de ser formado, o ácido sulfúrico é liberado da atmosfera, causando uma chuva ácida.

Principais poluentes que causam a chuva ácida?

Os humanos produzem a maior parte dos poluentes que causam a chuva ácida. As fumaças vindas das indústrias e dos combustíveis fósseis usados nos veículos, emitem grande quantidade de gases poluentes como o óxido de carbono e dióxido de nitrogênio.

Principais poluentes que causam a chuva ácida?
Causas da chuva ácida. Fonte/Reprodução: original.

Esses gases são os principais causadores da chuva ácida. Além de serem emitidos pela fumaça das indústrias e veículos, esses gases poluentes também podem vir de coisas naturais, como por exemplo, a erupção de um vulcão.

Como se formam as chuvas ácidas?

Quando o óxido de enxofre e o dióxido de nitrogênio são soltos, eles reagem com as gotas de água presentes na atmosfera. Essa reação causa a formação do ácido sulfúrico e do ácido nítrico. Após isso, o ácido cai sobre a terra, junto com a chuva.

Impactos das chuvas ácidas

Quanto mais indústrias um local tiver, maior será a chance de haver reações químicas e provocar uma chuva ácida. Países extremamente industrializados como França ou Alemanha, sofrem constantemente com os impactos causados por esse fenômeno. Além disso, o ar pode transportar os gases poluentes, e afetar outros locais que não são tão industrializados, causando os seguintes impactos:

Sobre o meio ambiente

Quando a chuva ácida atinge o meio ambiente, ela pode acabar destruindo a vegetação do local e causando acidificação de rios ou do próprio solo. Quando isso acontece, o local se torna impróprio para viver, e alguns animais e organismos podem acabar morrendo.

Impactos das chuvas ácidas sobre a saúde humana

Respirar um ar prejudicado pela chuva ácida provoca doenças como asma ou bronquite, além disso, ingerir água acidificada pode acabar provocando doenças como Alzheimer, Parkinson, e hipertensão e várias outras doenças que atingem, principalmente, o cérebro.

Como podemos reduzir as emissões que causam a chuva ácida?

Para reduzir a emissão dos gases poluentes e, consequentemente, das reações químicas responsáveis por causar a chuva ácida, é preciso diminuir a fumaça feita pelas indústrias e pelos combustíveis fósseis presentes nos veículos.

Não está em nosso poder diminuir a fumaça feita pelas indústrias, mas podemos diminuir o uso dos veículos, procurando outras formas de se locomover pela cidade, além de priorizar o consumo de empresas que demonstrem preocupação ambiental. Se cada um fizer sua parte, a emissão de gases poluentes no meio ambiente irá reduzir consideravelmente.

Quais são as medidas e perspectivas de adaptação para a chuva ácida?

Algumas soluções para evitar a chuva ácida provocada pelas reações químicas que mencionamos já estão sendo pensadas. Uma dessas soluções é a instalação de filtros nas chaminés e veículos, para diminuir a emissão dos gases poluentes. Além disso, já estão sendo feitos investimentos em energias alternativas aos combustíveis fósseis e carros movidos a eletricidade.

As chuvas ácidas são um problema global?

Podemos dizer que sim, pois países como Estados Unidos, Reino Unido, França e Alemanha possuem uma grande quantidade de indústrias e, além de serem prejudicados, eles podem espalhar os gases poluentes através do ar.

Sendo assim, a chuva ácida é um grave problema ambiental, e precisa ser resolvido, para evitar maiores danos no ambiente e a saúde humana.

3 Comentários
  1. […] elementos são radioativos, a maioria perigosos e utilizados bastante na indústria atômica, entre os actinídeos, por […]

  2. […] é relacionada com a entalpia de ativação, a quantidade de calor estendido ou consumido durante uma reação química. A entalpia de ativação é geralmente representada pela letra […]

  3. […] mantém o pH estável em soluções, controla reações químicas e processos industriais, afeta o crescimento de plantas e a geologia das rochas, além de […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.