Quais as características da advecção?

0

A advecção é um termo bastante popular na meteorologia e de maneira geral é bastante relevante para nós também. Vamos entender o que é, como funciona, quais as características da advecção e o que esse termo designa, além de como impacta em nossa vida. 

O que é a advecção?

Quando utilizado fora das suas disciplinas, como a própria meteorologia, o termo advecção serve para designar um movimento de uma substância para um fluxo que foi bem estabelecido previamente. Ter esse termo claro facilita bastante o entendimento da advecção na meteorologia. 

O que é a advecção?
Advecção. Fonte/Reprodução: original.

Pois, nessa disciplina o termo designa o movimento horizontal de moléculas com o ar, o movimento que qualquer um apontaria como o seu “padrão”. Embora existam correntes de ar que viajam na vertical, é a horizontal que é geralmente analisada pelos diversos especialistas. 

Quais são as características de advecção?

Uma vez compreendido muito bem que a advecção é a viagem na horizontal praticada por moléculas que geralmente dependem tanto do ar, quanto de correntes oceânicas, fica claro a importância desse movimento. As correntes de ar carregam em si muitas vezes ondas de calor ou ondas de frio, impurezas e uma série de outras características importantes. 

Em uma previsão de tempo, por exemplo, quando ouvimos falar de advecção, geralmente é porque uma corrente de ar quente está navegando na horizontal em direção a uma região mais fria. Mas também existe a advecção a frio, que transporta ar frio entre regiões.

Qual é a diferença entre advecção e difusão?

A difusão é como é chamado o processo de afastamento de moléculas. A analogia com a advecção é nítida, pois em ambos os casos há um movimento. No entanto, a difusão é o movimento das moléculas sem nenhuma direção definida, elas simplesmente se propagam. Já no caso da advecção, como apontamos, esse movimento é horizontal. 

Qual é o papel da advecção nos processos atmosféricos?

A advecção, como aprendemos, é o modo como o ar viaja horizontalmente transportando calor, frio ou salinidade. Há diversos aspectos que fazem com que esse movimento seja relevante, visto que a advecção é responsável pela condensação de vapor de água, aquelas nuvens bem visíveis acima de montes. 

Isso se dá pelo processo de viagem de ar em temperaturas diferentes por meio da advecção, fazendo com que as massas de umidade colidam e formem essas estruturas de vapor. 

O que é e que fatores influenciam a advecção de calor?

Uma advecção pode não só mudar a temperatura de uma região, levando ar quente ou um ar mais frio, mas também ela mesma pode acabar mudando de temperatura. É um processo realmente complexo e fascinante. 

Existem inúmeros processos que podem causar essas mudanças. Entre o primeiro deles está a diferença de temperatura pela qual uma advecção pode passar, carregando, assim, a temperatura que esquentou por conta da temperatura terrestre e da influência do sol. 

Outro fato preponderante é a dinâmica entre o ar quente e o ar mais gelado que trocam de posição na atmosfera da terra, onde o ar quente sobe e o ar gelado desce. Quando o ar gelado das nuvens acaba descendo, ele é fatalmente pego pela advecção do ar e transportado para outras regiões mais quentes. 

Como a advecção influencia o transporte de poluentes na atmosfera?

Outro ponto bastante importante sobre a advecção é em como esse movimento pode impactar a Terra do ponto de vista dos poluentes. Uma vez que eles são lançados no ar, estão sujeitos ao seu movimento. Tanto a difusão, quanto a advecção são movimentos importantes que acabam influenciando a forma como os poluentes flutuam na atmosfera.

Esses poluentes, no geral, são da queima de derivados de petróleo como o combustível, por isso devemos sempre manter as normas padrões de segurança ambiental, como filtros e escapamento adequado.  

A advecção é um movimento meteorológico importante, e compreendê-lo é entender boa parte do nosso clima e da atmosfera.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.