A torre de absorção é uma estrutura muito utilizada em ambientes industriais para operar com a extração, isto é, separar componentes de um gás. Este tipo de equipamento tem a utilidade de purificar e processar materiais, bem como operar outras atividades no setor industrial.
Outro processo executado pela torre de absorção, por exemplo, é o de extração de CO2. Assim como temos a separação de substâncias do petróleo por meio da destilação, também podemos contar com a torre para esse e outros fins.
Ficou interessado? Continue a leitura para saber mais a fundo sobre como funciona a torre de absorção!
O que é uma torre de absorção?
Sendo um equipamento de separação de grande porte, a torre de absorção é essencialmente uma torre industrial. Esse tipo de maquinário é usado para separar componentes de certas substâncias gasosas. Se não feito o tratamento ou purificação, a substância pode não ser útil para a fabricação de diversos produtos industriais.
Como funciona uma torre de absorção?
Uma torre de absorção, certamente precisa ser um equipamento com boa projeção para suportar o processo, e o seu funcionamento se baseia em um processo de bombeamento.
O equipamento funciona com a utilização de um líquido para interceptar o gás. Este gás é, primeiramente, bombeado na parte inferior da torre de absorção. Até aqui, ele ainda contém quaisquer impurezas, que começam a flutuar em direção ao topo.
Ao passo que se movem para o topo, o líquido tratado começa a ser pulverizado para dentro da torre de absorção. As gotículas formadas conseguem captar as impurezas no gás e levá-las para a parte de baixo da torre, para que possam ser devidamente recolhidas.
Qual objetivo de uma torre de absorção?
A finalidade da torre de absorção é a lavagem e a transferência de componentes solúveis de um gás. Basta lembrar de como os purificadores removem material impuro de gases que saem das fábricas, por exemplo.
Assim, as fábricas utilizam uma torre de absorção para que os produtos residuais sejam capturados pelo fluido pulverizado e possam ser seguramente recolhidos e, logo depois, eliminados de forma correta.
Quais são os principais componentes de uma torre de absorção?
Em um projeto de torre de absorção, temos basicamente as colunas de absorção, por onde entra a corrente líquida de lavagem para eliminar impurezas ou purificar o gás.
Na estrutura há tubulações inseridas nas colunas pelas quais o fluxo se dá. Outros componentes também são as bombas, que ajudam nas descargas do líquido de lavagem e, por fim, temos os separadores de gotículas.
Como é feita uma separação em uma torre de absorção?
O fluxo do fluido de lavagem e do gás no interior da torre de absorção tem de ser cuidadosamente controlado, bem como a sua temperatura, visto que estes fatores podem impactar o tanto que a água pode absorver.
Na parte inferior da torre, o gás — juntamente com suas impurezas — é bombeado, até que as impurezas comecem a flutuar para o topo. Com isso, o líquido de lavagem já é espirrado ou jorrado na torre de absorção.
Assim, o gás de exaustão já purificado entra na extremidade inferior da torre pelas laterais, de modo que é conduzido para cima, até o topo da estrutura.
Por fim, o líquido de lavagem é distribuído, desta vez, por toda a seção transversal do tubo da torre de absorção e desce pelo interior da mesma. É, portanto, o local onde é coletado em um recipiente.
Quais são os tipos de separação que podem ser obtidos em uma torre de absorção?
No processo industrial de separação de mistura gasosa, os tipos de separação que podem ocorrer dentro ou a partir de uma torre de absorção são: a destilação e a absorção.
O tipo de separação por destilação em uma torre de absorção é outra forma de manusear a mistura, com base em uma forma de funcionamento diferente.
Como pode ser melhorada a eficiência de uma torre de absorção?
Separar as impurezas de um gás em uma torre de absorção também envolve a transferência da substância solúvel de sua fase gasosa para uma líquida que não seja relativamente volátil.
Este é um caso mais complexo na torre de absorção, mas temos a possibilidade de que vários elementos sejam absorvidos, ao passo que parte do absorvente se vaporiza.
Quais são os principais desafios operacionais e de projeto de uma torre de absorção?
A parte de limpeza e manutenção de uma torre de absorção é, certamente, um ponto de atenção. Normalmente é preciso que o equipamento seja desligado, para permitir que os operadores tenham acesso a ela com segurança.
Já que a torre de absorção manuseia substâncias potencialmente perigosas ou tóxicas, outro cuidado é o uso de equipamentos especiais para os funcionários entrarem. Sempre monitorados quanto a sinais de exposição.