O que é albedo?
O albedo pode ser definido como uma medida da quantidade de radiação solar refletida por um objeto ou superfície, calculada como a razão entre a quantidade de radiação refletida e a quantidade de radiação recebida.
Em termos geográficos, o albedo representa a relação entre a quantidade de luz refletida da superfície da terra e a quantidade de luz recebida do sol, que afeta diretamente a temperatura de equilíbrio da terra.
A métrica vária de zero (absorção total de um corpo negro) a um (reflexão total de um refletor), sendo um extremo teórico inexistente na natureza.
Segundo os especialistas, pode-se dizer que o albedo terrestre é de 0,4, o que significa que 60% da energia solar incidente permanece no sistema terrestre.
Esses valores podem ser medidos com alta precisão por satélites e, em seguida, inseridos em modelos de tempo e clima.
Fatores que influenciam no valor do albedo
O albedo depende de algumas características da superfície, como cor, textura e umidade. Também muda de acordo com o ângulo de incidência do sol, ou seja, quanto mais perpendicular for o ângulo entre os raios solares e a superfície, maior será a tendência de absorção da radiação, reduzindo a potência refletida e reduzindo o albedo.
Ao amanhecer ou ao anoitecer, o ângulo de incidência entre o sol e a superfície da Terra é pequeno, o que aumenta a reflexão portanto, aumenta o albedo.
Quanto mais refletiva for a superfície, maior será o valor de albedo. Superfícies muito brancas, como neve fresca, refletem grande parte da radiação recebida e têm um grande albedo.
Por outro lado, superfícies mais escuras, como água, floresta ou asfalto, absorvem uma porcentagem muito alta da radiação recebida e têm um pequeno albedo.
O que muda o albedo da Terra?
Alguns fatores podem alterar o albedo da Terra para fazê-la absorver ou refletir mais radiação, tais como:
Poluição; emissão de gases de efeito estufa;
Mudanças no uso da terra e recursos hídricos.
Mudanças na quantidade de radiação absorvida ou refletida pela Terra afetam o equilíbrio de energia da Terra.
Nos últimos anos, a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera fez com que uma parte maior da energia liberada pelo sol permanecesse na Terra, intensificando o efeito estufa, agravando o aquecimento global.
Portanto, os especialistas em clima temem que, se o aquecimento global continuar, as geleiras e calotas polares derreterão, fazendo com que o mar absorva mais radiação, agravando o fenômeno.