Quais os tipos de brocas de perfuração de poços?

0

Você sabe para que serve as brocas de perfuração de poços? Ou Alguma vez você já se pegou pensando em como os “poços” (jazidas) de petróleo, chegam ao controle das empresas petrolíferas? É isso que iremos te explicar neste conteúdo.

Vamos abordar mais sobre o que são brocas de perfuração de poços, quais os tipos existentes, como elas surgiram, e te contar um pouco mais sobre este nicho de mercado, que a anos tem trazido muito dinheiro para dentro dos cofres públicos!

O que é uma broca de perfuração de poço?

O que são brocas de perfuração de poços e o que trouxe elas vieram ao mundo? Estes são dispositivos criados originalmente em 10 de agosto de 1909; A primeira broca com modelo de cones foi patenteada por Howard Hughes. 

O que é uma broca de perfuração de poço?
Perfuração de poço. Fonte/Reprodução: original.

Esta broca de perfuração de poço permitia com seu design fazer estragos realmente rápido a formações rochosas no subsolo devido a sua eficiência e força dada pelos motores que viriam com elas.

Algum tempo depois, em suas futuras melhorias, permitiria que a perfuração rotativa competisse com o método de percussão usado em formações rochosas mais espessas! 

Como funciona uma broca de perfuração de poço?

Para entender sobre brocas de perfuração, teremos que voltar um pouco à história do petróleo: O dia era 27 de agosto de 1859. O Coronel Norte-americano chamado Edwin Drake, constrói a primeira torre de petróleo localizada na Pensilvânia, nos Estados Unidos. 

E começa sua perfuração com sua primeira tentativa caseira com brocas de perfuração de poços! Quando a sua jazida atinge 23 metros de profundidade, ele obteve seu sucesso com sua primeira extração! Nesta experiência ele já tinha o intuito de perfurar o solo e chegar a uma certa profundidade vertical ou até diagonal dentro do subsolo. 

Geralmente, as brocas de perfuração trabalham com mecanismos rotativos de alta frequência, para realizar o processo não só de destruição e moagem das rochas, mas o de coleta de material para análise, que também acontece durante a perfuração das jazidas de petróleo.

É por meio destas amostras que a empresa considera a probabilidade de existir petróleo naquele “poço” em questão, o que nem sempre acontece!

Tipos e tamanhos de brocas de perfuração de poços: 

Há muitos tipos de brocas de perfuração para poços de petróleo, mas na maioria das vezes encontramos sendo usadas por empresas petrolíferas brocas que seguem o modelo chamado de “Broca Tricônica” que conta com 3 hastes, formando uma espécie de estrutura para destruir camadas rochosas. 

O material que será usado na produção da broca de perfuração de poços é uma grande variável do quanto ela será eficiente e em que tipo de trabalho será mais pertinente usá-la com aquele formato. 

Fora as Brocas Tricônicas que já conhecemos, é pertinente ressaltar que na indústria petrolífera, as brocas de perfuração de poços são classificadas em dois tipos: as Brocas com partes móveis, e as Brocas sem partes móveis.

Dentro disso, existem diversos tipos de brocas de perfuração de poço disponíveis. AS quais são produzidas com materiais diferentes para aumentar sua eficiência, Alguns outros tipos de brocas de perfuração de poços usadas ao longo da história do petróleo:

  • Broca perfuratriz;
  • Broca impregnada;
  • Broca com diafragmas cambiáveis;
  • Broca diamantada;
  • Broca ponteiro de aço;
  • Broca de PDC.

Esses são os modelos de brocas.

Como escolher a broca de perfuração de poço correta para meu projeto?

Dentre estes tipos de brocas e estruturas, com tipos diferentes de peças e formatos, é importante lembrar que as brocas de perfuração de poços podem ser iguais de uma empresa para outra, usando o mesmo modelo; O material de que é feito a broca de perfuração ainda, sim, deixará uma diferença bem aparente de uma para a outra.

Um exemplo válido disto é uma broca diamantada que contém diamante como um de seus componentes para funcionar, nunca terá o mesmo custo e nem o mesmo rendimento que uma broca perfuratriz comum, e é bem mais barata para a empresa do que a feita com diamantes!

Quais são as diferentes marcas de brocas de perfuração de poços?

As brocas de perfuração evoluíram muito desde sua criação, desde o ano de 1863 com as brocas de perfuração de poços que eram conhecidas como “Broca de arraste tipo Rabo de Peixe” até hoje.

Não só as brocas, como a indústria petrolífera mudou bastante; o que eram jazidas de petróleo fáceis de se atingir antes, hoje em dia são cada vez mais difíceis de achar e também de se perfurar. 

Afinal, nem sempre que são encontradas possibilidades de novas jazidas, elas são necessariamente jazidas a serem perfuradas em um subsolo retilíneo, muitas das vezes o terreno em que o petróleo está, acaba sendo de difícil acesso para a empresa, acabará necessitando de uma abordagem diferente das já usadas até então. 

Dito isso, podemos imaginar que já existem muitas empresas e marcas de brocas no mercado tentando se destacar e oferecer para as empresas uma solução cada vez mais eficiente para o tipo de projeto que eles estão atualmente fazendo.

Quanto custam as brocas de perfuração de poços?

Esse tipo de atividade é extremamente cara para ser feita, então o investimento inicial para entrar no mercado já é bem alto. Por exemplo: Considerando os poços brasileiros de extração de petróleo da nossa querida empresa “Petrobrás” já conseguimos entender que tudo depende de onde está localizada a jazida que irá ser explorada e o seu terreno. 

Dentre as jazidas de petróleo que existem atualmente, são quatro os tipos de terrenos e denominações, usadas pelos profissionais do meio. Para deixar mais claro quanto a quantidade, de petróleo que pode sair dali de dentro:

  • Pré-Sal;
  • Águas rasas;
  • Águas profundas (Chamado também Offshore);
  • Terrestre (Chamado também Onshore).

Segundo dados referentes ao terceiro trimestre de 2019 na Petrobrás, Enquanto uma jazida “Onshore” produz em média de 30 a 35 barris de petróleo por dia. 

Se esta mesma jazida fosse em um terreno de Pré-Sal, o volume diário giraria em torno de 20 mil barris de petróleo por dia, então não só a quantidade de óleo achado seria muito maior, quanto os lucros da empresa também se tornam muito elevados quando conseguem aproveitar uma oportunidade como esta!

Com este texto você conheceu mais sobre a área petrolífera e as brocas de perfuração de poços. Se gostou compartilhe com seus amigos e familiares.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.