Na termodinâmica, uma transformação adiabática se refere a um processo sem transferência de calor, ou seja, Q=0. Assim, a energia interna do sistema é igual ao trabalho realizado, segundo a 1ª Lei da Termodinâmica.
Continue lendo para entender mais sobre o que é uma transformação adiabática e a diferença entre ela e outros processos.
O que é uma transformação adiabática?
Uma transformação adiabática é um processo no qual não ocorre a transferência de calor entre o sistema e as suas vizinhanças. Isso ocorre quando um gás é expandido ou comprimido muito rapidamente, sem que haja tempo para a transferência de calor.

Apenas as trocas de energia provenientes da realização de trabalho termodinâmico são possíveis em uma transformação adiabática. Ao relacionar a transformação adiabática com a 1ª Lei da Termodinâmica, temos que toda a variação de energia interna equivale ao trabalho realizado pelo ou sobre o gás.
Consequências de um processo adiabático
A principal consequência de uma transformação adiabática é a variação de temperatura que o gás pode sofrer. Como exemplo, podemos imaginar um spray aerossol, que sofre uma queda de temperatura ao ser expelido em alta velocidade.
Qual é a diferença entre um processo adiabático e um processo isotérmico?
Em um processo isotérmico, a quantidade de calor fornecida ao sistema (Q) é diferente de zero, ao contrário de uma transformação adiabática, na qual Q=0.
Um processo isotérmico é caracterizado pela temperatura constante, ou seja, a energia interna do sistema não varia.
Qual é a diferença entre um processo adiabático e um processo isentrópico?
Em um processo isentrópico a entropia do gás permanece constante, ao contrário de uma transformação adiabática, na qual há variação na entropia do sistema.
A entropia é um conceito da termodinâmica com a função de medir o nível de desordem de um sistema.
Qual é o significado da taxa de lapso adiabático?
A taxa de lapso adiabático se refere ao resfriamento e aquecimento do ar na medida que ele sobe e desce na atmosfera. Ela pode ser de dois tipos:
- Taxa de lapso adiabático seco: taxa de variação de temperatura quando o ar seco sobe e desce na atmosfera;
- Taxa de lapso adiabático úmido ou saturado: taxa de variação de temperatura quando o ar úmido sobe e desce na atmosfera.
Esses são os dois tipos possíveis de taxa de lapso adiabático.
O que é um limite adiabático?
O limite adiabático é responsável por isolar completamente o sistema de suas vizinhanças, o que impossibilita a troca de calor.
O que é uma invariância adiabática?
A invariância adiabática é uma propriedade de um sistema físico, que permanece constante quando as mudanças ocorrem lentamente.
Tipos de processo adiabático
Uma transformação adiabática pode ocorrer em sistema aberto ou fechado. O sistema fechado pode trocar apenas energia com as suas vizinhanças. Já o Sistema aberto, pode trocar tanto energia quanto matéria com suas vizinhanças.
O que é a transformação adiabática de um gás perfeito?
A transformação adiabática de um gás perfeito ocorre quando ele se expande ou comprime muito rapidamente, e não há tempo para ser realizada transferência de calor com as suas vizinhanças.
A transformação adiabática é um processo termodinâmico importante, que ocorre com a rápida expansão ou compressão de um gás. Entender esse conceito é essencial para a compreensão de outros fenômenos físicos.
Neste conteúdo você compreendeu mais sobre a transformação adiabática e esperamos que tenha gostado, e compartilhe com seus amigos e familiares sobre esse processo da termodinâmica.
