O que é um Aquífero ou aquifer

1

Um aquífero é qualquer formação geológica subterrânea capaz de armazenar água e ter permeabilidade suficiente para permitir que a água se mova.

São verdadeiros reservatórios subterrâneos, formados por rochas porosas e permeáveis, capazes de reter a água da chuva, que penetra no solo sendo transportada pela ação da diferença de pressão hidrostática, abastecendo gradualmente rios e poços artesianos.

Os cursos de água de superfície (rios, lagos, nascentes, nascentes, pântanos, etc.) são estabilizados por aquíferos e evitam o excesso de água absorvendo a água da chuva.

Por poderem ser usados ​​como fonte de água para consumo, precisam ser protegidos da poluição.

Os aquíferos podem ser classificados de várias maneiras. Dependendo da quantidade de água armazenada, eles podem ser:

Aquíferos livres ou freáticos

São reservatórios formados por rocha permeável, parcialmente saturada com água, e formados no fundo por uma camada impermeável (como argila) ou semipermeável.

O topo é restringido pela superfície da água livre (superfície da água subterrânea) sob pressão atmosférica. O nível da água é determinado pela precipitação. É o tipo de aquífero mais comum e mais explorado, portanto, é o mais suscetível à contaminação.

Aquíferos confinados ou artesianos

Nestes reservatórios, extratos de rocha impermeável são formados na parte superior e inferior.

Além disso, está completamente saturado de água. A água subterrânea está confinada a uma pressão maior do que a pressão atmosférica.

Por isso, ao perfurar água (furos artesianos), o nível da água sobe para um nível mais alto, podendo até espirrar. Nesse tipo de aquífero, a poluição ocorre de forma muito mais lenta, por isso é mais difícil de se recuperar.

1 comentário
  1. Glosário do petróleo

    […] aquifer – aquífero […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.