O que é nitrato de amônia ou ammonium nitrate?
É um sal inorgânico, branco quando puro, cinza-claro ou marrom quando impuro e se parece com um sal grosso (NaCl) se estiver na forma de cristais relativamente grandes. Inodoro, em solução aquosa precipita misturando lentamente com água, a sua dissolução bastante endotérmica.
Uma de suas características agronômicas é fornecer duas formas de nitrogênio em simultâneo, a saber, ácido nítrico (NO3) e amônia (NH4). Como a forma de amônia tem carga positiva (+), ela pode se ligar aos colóides do solo, especialmente na argila, porque eles têm carga negativa.
O mesmo não ocorre com a forma de ácido nítrico, que possui carga negativa (-), por isso não é absorvido pela argila, podendo sofrer um processo de perda denominado lixiviação ou percolação, transportado para camadas mais profundas do solo até escape Absorção de raízes de plantas.
Quando o nitrato de amônio é excitado por um forno elétrico, ele libera óxido nitroso (N2O), comumente conhecido como gás hilariante ou gás hilariante. Pode ser preparado pela reação de sulfato de amônio [(NH4) 2SO4] com nitrato de cálcio [Ca (NO3) 2], de acordo com a fórmula de reação:
(NH4)2SO4 + Ca(NO3)2}→ 2 NH4NO3+ CaSO4
Produção a partir da amônia gasosa
Pode ser feito pela reação de amônia gasosa com solução de ácido nítrico, de acordo com a fórmula de reação:
NH3(g) + HNO3(aq) → NH4NO3(aq)
Como usar a Amônia
Utilizado como fertilizante, herbicida, inseticida, absorvente de óxido de nitrogênio, utilizado na fabricação de óxido nitroso, utilizado como oxidante em propelentes sólidos, como foguetes e explosivos. O nitrato de amônio é obtido pela adição de ácido nítrico ao hidróxido de amônio para neutralizá-lo. Também pode ser feito com nitrato de sódio e hidróxido de amônio.
O nitrato de amônio (NH4 NO3) tem um teor médio de nitrogênio de 34%. É um produto sólido, perolado ou granular contendo ácido nítrico e radicais livres de amônia. É amplamente utilizado na agricultura devido à sua baixa volatilização e acidificação do solo. É adequado para misturas NPK e fertilização.
Foi o fertilizante nitrogenado mais utilizado no mundo até o final da década de 1980, devido ao maior controle sobre suas vendas, e seu consumo diminuiu devido à produção de ANFO (nitrato de amônio, óleo combustível) (FRANCO et al., 2007). O nitrato de amônio é uma das fontes de nitrogênio mais utilizadas, com o menor índice de acidez do solo.
A quantidade é 62, o que significa que a cada 100 quilos de nitrato de amônio são necessários 62 quilos de carbonato de cálcio para neutralizar a acidez do solo.
Contaminação ambiental
Os íons nitrato são a fonte de nutrientes das plantas (o principal uso é como fertilizante), podendo seguir o ciclo natural de nitrificação / desnitrificação, ou podem ser transportados pelo solo até o lençol freático e chegar ao curso do rio, tornando-os saturados de nitrogênio. Quando os íons amônio permanecem adsorvidos na carga negativa do solo, os íons nitrato permanecem na solução O Decreto nº 518 / GM de 25 de março de 2010 determina sua potabilidade na água.
A resolução do CONAMA de março de 2005 determinou a concentração máxima de nitrato na água com base no uso e nas características da água. A liberação de íons nitrato no meio, além da interação com partículas do solo, também pode ser ocasionada pelo aumento da temperatura e aeração na falta de água, que causam a oxidação do nitrogênio e a decomposição da matéria orgânica.