O que é índice de precipitação precedente?
O índice de precipitação é uma medida em milímetros, que é a soma da precipitação (chuva, neve, granizo) em um determinado local em um determinado período de tempo. O instrumento usado para este propósito é denominado pluviômetro.
O que o índice pluviométrico revela sobre uma região ou de uma cidade?
Esta é uma forma de mostrar que está chovendo O índice de chuva em “mm” significa que se houver um reservatório tanque com área aberta de 1 m² e tampa aberta, que receba chuva na área em um ano, haverá um índice equivalente acumulado.
Lembre-se de que a chuva aumentará o nível de água deste reservatório na direção vertical, assim como um copo medidor usado para receitas de culinária.
A evaporação devido a outros fatores climáticos não é deduzida deste valor. Reservatórios que estão expostos às intempéries, como vento ou sol, estão sofrendo com a evaporação, o que pode causar alterações nos valores medidos.
Por exemplo, o índice de chuvas no semi-árido nordestino não é um índice baixo, pelo contrário.
Porém, a quantidade de evaporação no Nordeste é muito alta, principalmente porque os raios solares são muito perpendiculares ao solo da região.
Embora a precipitação na região semi-árida do Nordeste do Brasil seja tão alta quanto 800 mm (ou seja, a profundidade anual da água do nosso reservatório de superfície de 1 metro quadrado é de 80 cm), a evaporação nesta área é de 2.000 mm (a profundidade da água é 2 metros).
Em outras palavras, toda a água do reservatório vai secar e, se mais água atingir a marca de 1200 mm, também vai secar. Portanto, há um déficit, um balanço hídrico negativo. Isso fornece uma classificação semiárida para a área.
No entanto, é interessante estabelecer algumas comparações entre alguns índices de precipitação. De uma forma muito abrangente, podemos dizer que se houver chuva, existem meios técnicos disponíveis para evitar a perda dessa água para que não volte ao céu. Então, o índice de chuva será maior.