O espectro de absorção é um espectro composto por um conjunto de riscos ou bandas pretas, quando a luz da fonte de luz (fornecendo um espectro contínuo) passa pelo gás, o espectro é obtido no espectroscópio.
Quando uma solução de um determinado composto faz uma leitura de absorbância em uma faixa de comprimentos de onda eletromagnética, podemos obter informações sobre a capacidade do composto de absorver luz. A representação gráfica do valor do comprimento de onda () versus absorbância é chamada espectro de absorção.
Como a interação entre a luz e a matéria depende da estrutura química do composto, a espectroscopia de absorção é uma forma de caracterização que pode verificar em qual faixa de comprimento de onda um determinado composto tem a maior afinidade de absorção.
Embora dois ou mais compostos possam absorver luz na mesma faixa de comprimento de onda, isso não afeta a especificidade do método porque geralmente não está presente no espectro de absorção. Porém, a sensibilidade desse método depende da escolha do melhor comprimento de onda eletromagnético para leituras espectrofotométricas, pois é a única forma de detectar compostos em baixas concentrações.
Curva de absorção
A Figura 1.8 resume os resultados das leituras espectrofotométricas da solução de KMnO4 (4,5 mg /%). Comprimento de onda () versus dados de absorbância são usados para desenhar curvas de absorção.
Figura 1.8 Representação da escolha do melhor comprimento de onda através da curva de KMnO4.
Para fins de comparação, é conveniente construir uma curva de transmissão, que é um gráfico da relação entre o comprimento de onda e a transmitância.
Por outro lado, o comprimento de onda ideal do KMnO4 encontrado na literatura é de 520 nm.
Do ponto de vista da sensibilidade espectrofotométrica, a faixa de comprimento de onda de 490 a 530 nm é recomendada como aceitável.
O melhor comprimento de onda para uma determinada solução é o comprimento de onda com maior absorção e, portanto, menor transmitância, ou seja: maior absorvância e menor transmitância.