O que é energia de ativação?
Quando o contato e a colisão ocorrem entre as moléculas do reagente, um composto intermediário (antes de o produto ser formado) é formado, chamado de complexo ativado. O complexo é a coleção de todos os átomos do reagente.
No entanto, o tempo para formar um complexo ativado indica se uma reação química será mais rápida ou mais lenta do que outra. Portanto, colisões favoráveis com a energia de ativação desempenham um papel decisivo na velocidade de reação.
Deve-se notar que a energia de ativação não para até que o complexo de ativação seja formado. A maneira mais comum de analisar a energia de ativação e os complexos de ativação é usar um gráfico, que mostra o caminho da reação (do reagente ao produto) no eixo y como o modo, energia ou entalpia (em KJ ou Kcal) no x- eixo, e outra curva, conforme mostrado abaixo:
Neste modelo gráfico, o complexo de ativação é dado pelo ponto mais alto da curva (ponto a na figura abaixo), e a energia de ativação é todo o caminho do reagente ao complexo de ativação (seta vermelha na figura):
Então, para determinar o valor da energia de ativação, basta subtrair a energia do reagente da energia do complexo ativado, conforme mostrado na seguinte expressão matemática:
Eat = Hcomplexo ativado – Hreagentes
Por exemplo, suponha que uma reação química ocorra entre os reagentes AB e CD para formar os produtos AD e CB, de acordo com a seguinte figura:
AB + CD → AD + CB
Para analisar este gráfico, devemos: A energia necessária para formar o complexo de ativação é de 30 Kcal, porque é a energia associada ao ponto mais alto da curva; a energia de ativação da reação é de apenas 10 Kcal, porque reage com um energia de 20 Kcal Começa com um complexo ativado com energia de 30 Kcal e termina.
[…] do petróleo, mesmo com novas escolhas de combustíveis alternativos. São alguns pontos segundo dados da Agência Internacional de Energia […]