O que é Emissão Acústica
A emissão acústica é uma técnica de teste não destrutiva e não invasiva muito útil na detecção de defeitos internos em materiais e equipamentos. Dentre suas vantagens em relação a outras tecnologias existentes, podem ser destacados os seguintes pontos: fácil de aplicar; baixo custo; pode testar o equipamento em operação sem interromper sua operação; detecção e análise de defeitos em tempo real; resistência relativa à perturbação por ruído eletromagnético; a possibilidade da localização tridimensional do defeito.
Sinais acústicos gerados em equipamentos em operação ou durante o trabalho programado trarão informações importantes sobre a integridade desses equipamentos. Esses sinais estão geralmente relacionados à presença de defeitos internos ou às características do equipamento e seus componentes. Embora tenha se consolidado em outras áreas técnicas e estabelecido normas, procedimentos de ensaio e critérios de avaliação, no que se refere à sua aplicação em equipamentos do setor elétrico, a emissão acústica deve ser considerada uma tecnologia ainda em desenvolvimento, com potencial ainda Não totalmente explorado.
A técnica de Emissão Acústica
Pesquisa e desenvolvimento de métodos de diagnóstico para equipamentos da indústria de energia:
comutadores em carga, subestações isoladas a gás SF6, transformadores de potência, reatores, transformadores de corrente, disjuntores, etc ;
2) Pesquisa e desenvolvimento na área de caracterização de sinais e posicionamento tridimensional;
3) Pesquisa e classificação de modelos e aplicações de inteligência artificial;
4) Formação de banco de dados de características acústicas;
5) Fornecer suporte técnico para empresas do setor de energia para implementar a tecnologia;
) Treinamento de pessoal;
7) Participar do comitê de padronização;
8) Participar em conferências, seminários e seminários nacionais e internacionais;
) Mais de cem transformadores e reatores avaliados por esta tecnologia em campo e em laboratório.