O que é Anidrita ou anhydrite?
A anidrita ou anidrite é um mineral composto de sulfato de cálcio (CaSO4). A anidrita é uma forma mineral anidra derivada do sulfato de cálcio (CaSO4). É quimicamente muito semelhante ao gesso, mas é mais duro e pesado, cristalizado em losangos.
Geralmente aparece na forma de partículas esbranquiçadas e costumam ser encontradas cobrindo a parte superior da camada de sal. Sob certas condições naturais, a anidrita se hidrata lentamente para formar gesso.
Formação da Anidrita
A anidrita é mais comumente encontrada em depósitos de evaporita de gesso; por exemplo, foi descoberta pela primeira vez em 1794 em uma mina de sal perto de Hall, no Tirol. Nesse caso, a profundidade é crítica, pois perto da superfície, a anidrita se transforma em gesso ao absorver a água circulante subterrânea.

De uma solução aquosa, o sulfato de cálcio se deposita na forma de cristais de gesso, mas quando a solução contém cloreto de sódio ou cloreto de potássio em excesso, se a temperatura for superior a 40 ° C (104 ° F), a anidrita será depositada. Este é um dos vários métodos de preparação artificial de minerais, que é o mesmo que o padrão de origem na natureza. Este mineral é muito comum em bacias salinas.
Nódulos de planície de maré
A anidrita aparece como nódulos alternativos diagenéticos em grande escala no ambiente de maré plano de sabkhas no Golfo Pérsico. A seção transversal desses nódulos tem uma aparência limpa e é chamada de anidrita de arame. A anidrita nodular aparece como um substituto para o gesso em vários ambientes de deposição.
Ficha Técnica da Anidrita
A anidrita é utilizada como matéria-prima na indústria química e na fabricação de fertilizantes e cimento.
- Grupo: Sulfatos
- Sistema cristalino: Ortorrômbico
- Fórmula química: CaSO4
- Dureza: 3-3,5 ( escala de Mohs )
- Densidade: 2,8
- Clivagem: Pseudocúbica
- Fratura: Concóide
- Cor: Incolor, branco, azul, violeta, cinza-escuro
- Cor do traço: Branca
- Brilho: Vítreo a perláceo
- Fluorescência: Ausente
História do nome Anidrita
Como não há água cristalina e a água está presente no gesso, AG Werner a chamou de anidrita em 1804. Alguns dos nomes desatualizados dessa espécie são muriacita e cartenita, o primeiro é um nome anterior, dando a impressão de que a substância é cloreto (cloreto).

Uma estranha variedade na forma de nódulos torcidos é chamada de barriga de pedra, uma variedade granular escamosa de Volpino perto de Bérgamo, Lombardia, chamada vulpinita; esta última é usada para cortar e polir para fins decorativos.
