Como ocorre a mineralização geológica?

2

Mesmo que conhece a paleontologia e entende superficialmente sua área de dedicação, pode se confundir em relação ao significado de mineralização geológica. Por haver alguns termos técnicos e necessitar entender alguns processos que ocorre na mineralização geológica é normal que o termo gere certa confusão.

Para simplificar este assunto, vamos abordar como acontece a mineralização geológica, como seu processo ocorre e qual a sua importância na economia.

O que é mineralização geológica?

Consiste em um processo relacionado a formação de fósseis. Ou seja, a mineralização geológica é quando os restos de esqueleto sofrem mineralização devido à alteração ou a adição de minerais. O resultado desse processo é a petrificação, um tipo de fossilização dessa matéria óssea.

O que é mineralização geológica
O que é. Fonte/Reprodução: original

Nesse caso, as substâncias normais do corpo vão ser substituídas por minerais do solo em que se encontra e essa alteração irá provocar sua petrificação.

Quais são os processos envolvidos na mineralização geológica?

Há dois processos que atuam na mineralização geológica, a recristalização e a epigenização. Na recristalização ocorre uma grande perda no formato da estrutura original, o que dá origem a outro mineral, mas não altera a composição química. Um exemplo é a recristalização da concha bivalves, em que pode haver a substituição da aragonite por calcite. A aragonite também pode ser totalmente dissolvida por ser considerada mais instável que a calcite.

Já a epigenização atua de uma forma diferente, ela conserva a estrutura original. Além disso, esse processo se difere em dois tipos: a permineralização e pseudomorfose. A permineralização pode acontecer pela adição de minerais, os quais penetram nos espaços vazios dos ossos de forma que há uma mistura do material original junto aos minerais adicionados.

Pseudomorfose caracteriza-se por ter seu formato original mantido, mas, o seu material original é totalmente substituído por outros minerais.

Como se formam os depósitos minerais na mineralização geológica?

O processo de formação desses depósitos é realizado durante centenas de milhões de anos, durante os quais a natureza realiza o processo através do processo endógeno ou exógeno.

Na forma endógena, ele acontece dentro da crosta terrestre. Na exógena, na superfície da terra. Tudo isso é possível observar através dos programas exploratórios.

Principais fatores que controlam a formação

Há vários fatores que formam os depósitos minerais na mineralização geológica que impactam na formação deles, como: intemperismo, vulcanismo, hidrotermalismo, metamorfismo, entre outras.

Tipos de minerais encontrados nos depósitos de mineralização geológica

Nos depósitos da mineralização geológica são encontrados com maior frequência os minerais como: sílica, limonita, carbonato de cálcio e pirita.

Além disso, o petróleo é um ponto muito importante da mineração geológica, afinal é um dos principais pilares da economia global e é minerada.

Qual a importância econômica da mineralização geológica?

Na questão econômica, a mineralização geológica consegue gerar o desenvolvimento socioambiental do local, além de desenvolver tecnologias, gerar empregos, auxiliar na utilização mais eficiente da energia, aumentar a arrecadação fiscal e conscientizar sobre o meio ambiente com intenção de implementar programas para recuperar áreas que já foram degradadas.

Quais são os impactos ambientais da mineralização geológica?

Nesse contexto de mineralização geológica, há um impacto direto na pobreza rural e degradação rural. Infelizmente, há empresas que não se importam em seguir os procedimentos adequados para evitar gerar prejuízos ambientais, por não ter uma fiscalização eficaz.

Esses impactos ambientais podem alterar a qualidade da água da região, reduzir a quantidade de oxigênio dos ecossistemas aquático, promover a poluição dor ar e contaminar o solo e a água. Até a fauna e a flora podem ser devastadas, quando não há o devido respeito pelo ambiente em questão.

Com isso, os moradores rurais da localidade sofrem. Pois, precisam sobreviver com essas condições por, na maioria das vezes, não ter um poder aquisitivo ou político para intervir.

As fontes de mineração não são renováveis, portanto, quando estes recursos estiverem escassos, principalmente o petróleo, há uma grande possibilidade de haver muitos conflitos mundiais.

Como os geólogos estudam a mineralização geológica?

Para estudar mineralização geológica, eles planejam programas exploratórios e selecionam o mineral que desejam encontrar. Após essa etapa, procuram ambientes favoráveis para a formação dele.

Exigem etapas bem mais específicas, que apenas os próprios geólogos saberiam determinar.

Título SEO: Como ocorre a mineralização geológica

KW: mineralização geológica

Meta-description: A mineralização geológica é um processo muito interessante e que abrange as transformações que acontecem na terra. Confira aqui os detalhes!

Link permanente: /mineralizacao-geologica

2 Comentários
  1. […] é fato que alguns países pretendem diminuir o uso do petróleo devido à poluição ambiental. Por isso, muitas pessoas se perguntam se ainda existirão oportunidades para a indústria do […]

  2. […] Uma perfuração é realizada por uma broca com alguns dentes e uma espécie de orifício no meio. Esse orifício existe porque conforme a broca perfura o solo ela vai esquentando, e por aquele orifício é despejada uma lama especial que tem duas funções: resfriar a broca e trazer para a superfície pedaços do solo que a broca perfurou, para serem, então, analisados pelos geólogos. […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.