O que é poço artesiano e quais as vantagens?

0

O poço artesiano é uma das maneiras de perfuração do solo para a captação de água, que tem como objetivo aproveitar um fluxo natural. Mas como é seu funcionamento e quais suas vantagens? Confira isto e outras informações, como quem tem esse tipo de poço e se sua perfuração é crime, a seguir!

O que é poço artesiano?

Um poço artesiano é um projeto de engenharia no qual se é perfurado um buraco de grande profundidade e diâmetro pequeno para a captação de água em lençóis e aquíferos subterrâneos. Em algumas situações, também se perfura o poço para encontrar petróleo.

O que é poço artesiano
Fonte/Reprodução: original

Diferente de outros tipos de poços utilizados, os artesianos conseguem jorrar a água de fora dele de forma natural, ou seja, sem o uso de ferramentas para o auxílio, como bombas, por exemplo. No entanto, não é comum poço artesiano que jorra naturalmente aqui no Brasil.

Para que serve um poço artesiano?

Como já dito, um poço artesiano serve para trazer a água existente em lençóis e aquíferos subterrâneos para a superfície, apenas com ela jorrando naturalmente para fora do poço. O uso dessa água é comumente empregado na rega de plantações, criação de gado ou no uso doméstico.

Como funciona o poço artesiano

Para que o poço artesiano possua o funcionamento correto, é necessário fazer a perfuração em um determinado tipo de reservatório subterrâneo, onde sua condição geológica seja ideal para que a água possa subir sozinha para a superfície.

O aquífero confinado, como é chamado o tipo de reservatório usado para a criação de poços artesianos, são reservatórios encontrados em áreas profundas ficando entre camadas de solo impermeável no subterrâneo.

Após a perfuração, é preciso que a coluna d’água criada dentro do reservatório crie pressão hidrostática (que é exercida pelo próprio líquido) o suficiente para que a água consiga jorrar para a superfície.

Quais as vantagens do poço artesiano

Utilizar um poço artesiano possui uma série de vantagens, seja economicamente ou devido à qualidade da água, quando o poço é perfurado corretamente. Listamos algumas das vantagens que ele proporciona:

  • Fornecimento contínuo de água: quando o poço é bem construído, não é preciso depender do sistema de abastecimento de água, porém será sempre necessário realizar a manutenção em dia;
  • Maior economia na conta de água, podendo até mesmo zerar a sua cobrança mensal referente ao fornecimento;
  • Água com a qualidade adequada para o consumo humano, porém é necessário fazer uma análise para ver se a água do poço artesiano está adequada aos padrões da Anvisa;
  • Terrenos que possuem um poço artesiano perfurado possuem um valor de mercado maior, com seu aumento de valor podendo variar de terreno para terreno;
  • Maior sustentabilidade, evitando os desperdícios de água durante seu consumo.

Estes são alguns fatores que levam as pessoas a perfurar um poço artesiano, como podemos ver ele traz diversas vantagens financeiras para o dono, além de gerar uma água boa para consumo e ser sustentável.

Desvantagens

Apesar de possuir suas vantagens, poços artesianos também podem gerar certas desvantagens para quem o construiu, entre elas estão:

  • Falta de garantia de custo-benefício, pois o investimento dado para a perfuração do poço será perdido caso ele esteja secando ou não possua água suficiente para o objetivo que ele foi feito;
  • Alto custo operacional para mantê-lo com as manutenções anuais que são obrigatórias. O custo é maior quando o poço artesiano é utilizado por indústrias e empresas, pois necessitam de procedimentos específicos;
  • Assumir responsabilidade ambiental já que a perfuração de poços artesianos sem permissão do governo é crime ambiental, por interferir no meio ambiente. E quando a água é direcionada ao consumo humano é tomada responsabilidade sanitária para que não haja nenhum tipo de contaminação da água.

Estas são as desvantagens que um poço artesiano pode causar, por isso, é necessário fazer um bom planejamento e estudo do terreno para ver se vale a pena a construção dele. Além de precisar ter todas as permissões em dia para que não cometa um crime.

Quem pode ter um poço artesiano

Não existe uma restrição que impeça alguém de perfurar um poço artesiano, mas como já dito, a pessoa precisará ter uma permissão legal dada pelo governo e outras licenças para que o poço seja usado sem o dono ser penalizado.

Perfurar poço artesiano é crime?

É apenas crime perfurar poço artesiano quando ele é perfurado sem permissão legal e quando a água é consumida por humanos sem as devidas inspeções. Como citado anteriormente, um poço perfurado sem permissão é considerado crime ambiental por impactar o meio ambiente.

Já o consumo de sua água sem ser inspecionada para ver se estão nas condições corretas para consumo humano quebra as leis de responsabilidade sanitária.

Essas são as principais informações para se saber sobre um poço artesiano e suas vantagens. Caso esteja planejando criar um poço artesiano é importante lembrar que o tipo de solo que faz jorrar a água naturalmente não é comum naturalmente aqui no Brasil, então será necessário o uso de ferramentas para que ela jorre.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.