O que é Rocha silícica ou Silicic rock
As rochas ígneas são classificadas pelos geólogos de acordo com diferentes esquemas. Um dos muitos diagramas com base na composição química divide as rochas ígneas em quatro categorias com base no conteúdo de sílica (dióxido de silício, SiO2): (1) Rochas com mais de 66% de sílica são sílica. (2) Rochas com 52 a 66% de sílica são classificadas como intermediárias. (3) Rochas com 45 a 52% de sílica são máficas. (4) Rochas com menos de 45% de sílica são ultramáficas.
Como o silício é menos denso do que os elementos que frequentemente o substituem nas rochas, particularmente ferro e magnésio, os seixos são menos densos do que as rochas mafiques e tendem a se elevar acima deles. Os continentes flutuam no manto porque são compostos principalmente de seixos. Mafishes e rochas ultramáficas predominam no manto e na crosta oceânica.
Onde você pode encontrar rochas silicas?
Rochas máficas e ultramáficas dominam o manto e a crosta oceânica. Todas as rochas com alto teor de quartzo, que são simplesmente dióxido de silício cristalino, contêm silício. O feldspato é um mineral que contém silício e é um componente importante de muitas rochas ígneas.
Como é formado o magma de sílica?
Silicato de magma (SiO2> 60% em peso) na terra surge por diferenciação (cristalização fracionada) de magma máfico (basalto, andesito basáltico), fusão parcial de litologias da crosta e / ou processos híbridos de assimilação e cristalização fracionada [1 – 5].
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.