Como o petróleo refinado se torna produtos utilizáveis após extraído do solo?

1

O objetivo do Petróleo refinado é justamente tornar a substância pura e, para isso, é necessário separar seus componentes, que serão utilizados para produzir diversos produtos derivados, utilizados por toda população.

Esse processo acontece nas refinarias, onde os hidrocarbonetos são separados do petróleo. Se você deseja entender completamente como é feito esse processo, então está no lugar certo. Confira a seguir!

O que é petróleo bruto e como pode ser refinado?

O petróleo é uma mistura líquida, sua cor pode variar entre: incolor, castanho escuro, preto e até mesmo esverdeado. Essa substância é menos densa que a água, e tem uma composição complexa, sendo majoritariamente compostas por hidrocarbonetos, ou seja, moléculas de carbono e hidrogênio.

Existem etapas que possibilitam a obtenção do petróleo refinado, esses processos são: destilação, conversão e tratamento.

Como é refinado o petróleo bruto?

O petróleo bruto é extraído, e chega até as refinarias pelos oleodutos e navios. É, então, submetido a separação de componentes, para que seja removido impurezas como: água salgada ou salobra, pedras, areia e até mesmo argila.

Como é refinado o petróleo bruto?
O que é o petróleo bruto. Fonte/Reprodução: original.

Esse primeiro passo rumo à obtenção do petróleo refinado, baseia-se na decantação e filtração do líquido.

Em seguida ele passa pelo refino, que acontece quando as moléculas de hidrocarboneto são transformadas em substâncias mais simples e menos diversas, chamadas de frações de petróleo. Mas vamos entender melhor cada processo!

Quais são as diferentes etapas do refino do petróleo bruto?

Em seu estado bruto o petróleo passa por três etapas:

  • Destilação – Com intuito de separar os derivados, o petróleo é submetido a altas temperaturas até que inicie a evaporação, e quando resfriado o líquido em diferentes subprodutos se divide na torre de destilação.
  • Conversão – essa fase permite transformar a parte de menor valor da substância em moléculas menores, que resultarão em derivados mais nobres, aumentando seu aproveitamento.
  • Tratamentos – adequam os derivados a qualidade que será aceita pelo mercado, além de retirar o enxofre presente na substância.

Todos os processos visam aproveitar o máximo possível do petróleo refinado, além de atingir uma melhor qualidade da substância.

Quais são os produtos finais do refino do petróleo bruto?

São inúmeros produtos derivados do petróleo refinado, muitos deles se tornam também matéria prima para outros produtos. Os mais conhecidos e utilizados são: gasolina, querosene de aviação, diesel, gás, nafta e lubrificantes.

Qual é o processo de destilação?

O processo de destilação vem da obtenção do petróleo refinado através de processos físicos e químicos. Existem duas destilações envolvidas nessa etapa: a fracionada e a vácuo.

Uma se dá pelo recolhimento de substância através de altas temperaturas e a outra através da diminuição da pressão, resultando na obtenção de produtos diferentes.

Destilação fracionada

Esse processo se passa em uma torre de destilação, onde a substância é exposta à temperatura de 400°. Essa torre possui bandejas que separam as substâncias, então as de menor ponto de ebulição vão para cima, as mais pesadas se concentram embaixo.

Quais são as etapas envolvidas na destilação fracionada?

Após o petróleo ser decantado e filtrado, ele passa para a fase da destilação fracionada, e dentro desta etapa ocorre:

  • É colocado em grandes fornalhas;
  • Passa para torres de destilação;
  • É aquecido até sua ebulição;
  • Os compostos mais pesados ficam nas bandejas de baixo, e os mais leves vaporizam e sobem;
  • Se condensam e saem da torre.

Dessa forma a destilação é concluída e o petróleo refinado. As substâncias densas dão origem a um tipo de produto, e as leves a outros.

Quais são os produtos finais da destilação fracionada?

São frutos da destilação fracionada produtos como: gás, nafta, gasolina, querosene, óleo lubrificante e combustível e diesel. Resíduos restantes também são resultados dessa destilação.

O processo de craqueamento

Os resíduos restantes passam por esse processo para haver um maior aproveitamento do petróleo refinado. O craqueamento consiste na quebra das moléculas, tornando-as menores. O objetivo é justamente poder comercializar esse resíduo, após exposto a altas temperaturas e pressão.

Quais são os produtos finais do craqueamento?

Esse material acaba tornando-se mais gasolina, e também é obtida uma matéria-prima, chamado eteno – usado na fabricação do plástico.

Esse é o processo que o petróleo passa — desde o solo até o consumidor final —, até que se torne petróleo refinado, e seja usado por toda população de forma direta ou indireta. Vale lembrar que se trata de um recurso finito portanto, precisa ser usado com sabedoria, já que é tão importante em nossa sociedade.

1 comentário
  1. […] principal aplicação do petróleo é de um combustível. Isso significa que é necessário ter essa matéria-prima, ou seus derivados do refinamento, para ter energia o suficiente para mover a […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.