Qual é a história da indústria petrolífera e como ela surgiu?
Apesar do uso petróleo ser tão comum, você sabe qual é a história da indústria petrolífera? É isso que iremos explicar neste texto!
Mas é de conhecimento comum que o petróleo, se trata de uma matéria-prima capaz de gerar produtos que nos acompanham todos os dias. Porém, quando observamos a história da indústria petrolífera, é possível conhecer diversos marcos ao longo do desenvolvimento deste produto.
O petróleo é um verdadeiro bem da natureza polivalente, pois vai muito além de um combustível e pode ser rastreado até produtos diversos, tais quais brinquedos, asfalto, tinta e até cosméticos. É quase impossível imaginar que um óleo negro e viscoso seja o princípio de tantas coisas, usadas em diversos contextos. Mas a história da indústria petrolífera explica isso.
Afinal de contas, a história da indústria petrolífera está intimamente ligada aos avanços científicos e tecnológicos, especialmente da metade do século XX em diante. O petróleo já foi ponto de partida tanto de maravilhas da modernidade quanto de conflitos armados entre nações.
Portanto, conheça mais sobre a história da indústria petrolífera em suas origens, como se desenvolveu e quais são os seus principais marcos. Veja também qual foi o impacto dessa indústria na economia mundial, quais as preocupações em relação ao petróleo, e quais são as perspectivas futuras nessa questão.
Onde começou a história da indústria petrolífera e quando?
Apesar de suas aplicações na era moderna, há registros que demonstram que a história do petróleo é muito antiga; do tempo dos impérios egípcio e persa. Naquela época, milênios antes de nossa sociedade atual, o petróleo era usado para construções diversas e abertura de estradas.
Como se desenvolveu a indústria do petróleo ao longo do tempo?
Mesmo que as origens do uso do petróleo sejam de eras passadas, a história da indústria petrolífera em si, é bem recente. Os primeiros registros de extração, parecidas com as feitas hoje em dia nas plataformas, datam do início do século XIX.
Quais são os principais marcos na história da indústria do petróleo?
A história da indústria petrolífera é recheada de momentos decisivos que tornaram esse produto em parte vital da economia do planeta.
Um desses marcos aconteceu nos Estados Unidos, onde Edwin Drake criou o primeiro sistema de extração de petróleo, no ano de 1859. Já no Brasil o registro do primeiro poço de petróleo encontrado acontece cerca de um século depois, somente em 1939. A exploração foi liderada por Manoel Ignácio de Bastos.
Qual foi o impacto da indústria petrolífera na economia mundial?
A principal aplicação do petróleo é de um combustível. Isso significa que é necessário ter essa matéria-prima, ou seus derivados do refinamento, para ter energia o suficiente para mover a economia.

Conforme as nações se modernizam e se tornam mais tecnológicas, a tendência é prosperarem. Mas, para haver o crescimento econômico é necessário que a indústria alimente a economia. Por isso, é possível relacionar as reservas de petróleo com o futuro econômico de uma nação.
Quais são as principais questões relacionadas à indústria petrolífera?
Por uma questão de soma de fatos ao longo dos séculos, a história da indústria petrolífera é definida pela exploração.
Em muitos casos, uma exploração predatória, sem medida. Além disso, a própria natureza dessa matéria-prima é o suficiente para gerar preocupações quanto a sua comercialização. Essas questões podem ser ligadas ao meio-ambiente, à sociedade ou à política.
Preocupações ambientais
Não raro, sintonizamos no noticiário e nos deparamos com notícias sobre vazamento de óleo nos mares. Essa poluição das águas, que pode matar ecossistemas inteiros, pode ocorrer no contexto da exploração, refino e transporte de petróleo.
Outra preocupação ambiental é a indústria dos combustíveis, e posterior uso dos mesmos, que lança gás poluente na atmosfera diariamente.
Questões sociais
As questões sociais relativas à história da indústria petrolífera dizem respeito à economia das nações. Enquanto umas não possuem reservas de petróleo de qualidade, outras possuem. Mas isso nem sempre significa que os países com grandes reservas são prósperos.
Via de regra, as nações que usam muito petróleo como combustível, assim como seus derivados, são mais avançadas economicamente, o que melhora a vida em sociedade.
Questões políticas
Podemos entender as questões políticas como uma extrapolação da questão social. O petróleo é tão importante, que o produto é um objeto de discussões a nível internacional. Não à toa, existe uma organização internacional que regulamenta a exploração, refino, transporte, dentre outros usos do petróleo: a OPEP
A ideia por trás do funcionamento da OPEP é justamente a de fortalecer a economia dos países produtores no cenário internacional.
Como a indústria do petróleo tem mudado ao longo do tempo?
Em suas origens, a história da indústria petrolífera era feita de marcos isolados. O petróleo era uma propriedade eminentemente privada, na posse de poucos homens que desbravaram os poços, especialmente em terra.
Mas, do final do século XIX em diante, com ênfase no século XX, a exploração de petróleo ganhou escala. Isso significa que uma indústria se formou em torno dessa matéria-prima de forma sistemática. Com o aumento da exploração, o envolvimento do Estado foi inevitável, e a economia mundial jamais foi a mesma.
Que desafios a indústria petrolífera enfrenta no futuro?
Os maiores desafios enfrentados pela indústria petrolífera atualmente dizem respeito ao meio-ambiente e à política.
É necessário criar formas de exploração, refino e transporte seguras o bastante, a ponto de não representarem um perigo para os mares e a atmosfera. Outro desafio está na política, uma vez que, atualmente, as nações com as maiores reservas de petróleo no mundo vivem sob domínio de ditaduras, governos totalitários ou profunda instabilidade política. Um exemplo disso é a Venezuela.
Quais são as implicações da indústria do petróleo para a comunidade global?
Em termos econômicos, a indústria do petróleo ainda é vital para todos os países, pois essa matéria-prima produz combustíveis e derivados essenciais em praticamente todos os segmentos industriais. O petróleo, nesse sentido, cria empregos, aumenta o poder de compra e levanta um país.
Não à toa, essa matéria-prima é literalmente cobiçada pelas nações, o que a torna um objeto de conflitos internacionais. Ainda que haja a OPEP, ainda existem tensões políticas e militares, diretas ou indiretas, entre nações como Estados Unidos e Rússia, que estão no topo dos países produtores de petróleo.
Compreender a história da indústria petrolífera é uma forma de entender não apenas a evolução desse produto, mas seu impacto no mundo inteiro ao longo de séculos, e o que está por trás de seu valor até os dias atuais.
[…] uso de novas tecnologias na indústria petrolífera tem seus riscos. Um FPSO, por exemplo, que quanto mais tempo passar parado, por interdições, mais […]