O que é aberração?
A aberração estelar é o desvio aparente de uma estrela em torno de sua posição real, que depende da direção da órbita da Terra em torno do sol. Isso ocorre porque a velocidade da luz é limitada; leva tempo para que a luz alcance o observador. Em 1727, James Bradley descobriu aberrações estelares. Esta é a primeira evidência direta da teoria heliocêntrica, de que a Terra orbita o sol. Uma analogia para explicar as aberrações estelares é a direção aparente da chuva. Se a chuva cair verticalmente, para pessoas correndo na chuva, a chuva vem na diagonal. A chuva não parecia vir de cima, mas ligeiramente inclinada na direção da corrida da pessoa.
A aberração estelar é diferente da paralaxe estelar. A paralaxe estelar é a mudança de estrelas próximas em relação a estrelas mais distantes devido a mudanças na posição da Terra ao redor do sol. O tamanho da paralaxe estelar depende da distância até a estrela, e a aberração estelar afeta todas as estrelas com o mesmo deslocamento máximo. Ambos os fenômenos são evidências diretas da teoria heliocêntrica. O período anual de aberração estelar é igual ao período orbital da Terra. Isso faz com que as estrelas nos pólos da eclíptica se movam em um círculo, as estrelas no plano da eclíptica se movam em linha reta e as outras estrelas no meio se movam em uma elipse. A maior mudança em uma estrela causada pela aberração estelar é a velocidade do movimento da Terra em torno do Sol dividido pela velocidade da luz, que é 0,00099365 radianos ou 20,49552 segundos de arco.
Aberração anual
A aberração anual é causada pelo movimento do observador na Terra girando em torno do sol. Conforme o planeta se move em sua órbita, a Terra (no sistema inercial do Sol) muda periodicamente ao longo do ano, então as aberrações também mudam periodicamente, geralmente fazendo com que as estrelas pareçam se mover em pequenas elipses. Considerando que a órbita da Terra é aproximadamente circular, o deslocamento máximo da estrela devido à aberração anual é denominado “constante de aberração”, que geralmente é expressa como . Pode usar cálculos relacionais Substitua a velocidade média da Terra na referência solar por E a velocidade da luz Em J2000, seu valor aceito é 20 ″ .49552 segundos de arco.
[…] se tratar de um local profundo onde a luz solar não chega, às zonas de planícies abissais possuem um ambiente frio e escuro; a região é até […]