O que é armadura?

0

As armaduras gerais são aquelas que garantem a integridade da parte estrutural como um todo, portanto são sempre obrigatórias. Eles fazem as peças funcionarem como você as imaginou quando as projetou. As armaduras podem ser longitudinais, ao longo do eixo da peça, suportando, por exemplo, tensões de tração devidas aos momentos fletores nas vigas. Eles também podem ser transversais, como estribos resistentes ao cisalhamento e à torção.

As armaduras podem ser longitudinais, ao longo do eixo da peça, suportando, por exemplo, tensões de tração devidas aos momentos fletores nas vigas. Eles também podem ser transversais, como estribos resistentes ao cisalhamento e à torção.

 Armaduras Complementares

A armadura complementar, como o nome sugere, complementa as resistências gerais. Eles são necessários apenas em alguns casos especificados pela norma. Para uma melhor compreensão, um reforço de montagem muito popular é usado quando você tem uma viga apenas com reforço de dobra positiva reta.

Com isso, não há necessidade de armadura longitudinal na parte superior da viga, que é a área da armadura negativa. Porém, para facilitar a colocação dos estribos na obra, duas pequenas barras são acrescentadas no topo apenas para apoiar a montagem dos estribos espalhados pela viga. Portanto, essas duas hastes são acessórios de montagem.

 Armaduras de Resistência Local

Os reforços locais são projetados para absorver a tensão de tração existente em algumas áreas específicas e bem posicionadas dentro do membro de concreto armado. Pode haver muitos motivos para a ocorrência dessas tensões, mas esses reforços aparecem principalmente em elementos de base com alturas elevadas, como reforços de suspensão. Existem também reforços para evitar a flambagem das barras de aço das colunas.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.