O que é a sondagem do solo e como é usada no petróleo?
A sondagem de solo é um processo importante para inúmeras aplicações. É utilizada para encontrar fontes de água, como poços artesianos, para encontrar petróleo, para a construção civil e mineração. Vamos conhecer como funciona e as diversas etapas desse processo na procura por petróleo. Confira!
O que é sondagem de solo?
A sondagem de solo é um método de análise de determinado solo para saber o que há nas camadas mais profundas dele.

É uma técnica especialmente utilizada para identificar fontes de petróleo, que tipo de petróleo pode haver ali e para conhecer que desafios os trabalhadores irão enfrentar, se as rochas serão anormalmente resistentes ou não, até chegar no petróleo presente nesse subsolo.
Como é usada a sondagem de solo?
A sondagem de solo é utilizada de maneira analítica, sempre para serem estudados aspectos daquele solo e o que ele pode estar escondendo. Claro que, mesmo que nosso foco seja o seu uso no petróleo, ela pode ser usada para inúmeras outras coisas, seja do aspecto da geologia que quer entender o solo e as rochas em si, como outras aplicações como encontrar lençóis de água.
Como funciona a sondagem de solo?
A sondagem de solo é obrigatoriamente feita com material e pessoal especializado que recolhem as rochas e as analisam de modo sistemático para descobrir o que poderia estar escondido embaixo delas. Esse processo envolve a análise das rochas e o maquinário, e veremos mais a seguir sobre ambos.
Modelagem geológica
A modelagem geológica é um termo utilizado para designar a técnica que mapeia o estado do solo através do padrão visível ou do recolhido de rochas. É como se fosse uma previsão do que há nas camadas inferiores, se baseando no que há acima.
Escolha das brocas
Naturalmente nem todo solo apresenta a mesma resistência, havendo rochas com estruturas mais ou menos duras presentes em diferentes locais. Por isso, para cada tipo de solo é utilizada uma broca adequada. Geralmente para rochas mais duras são utilizadas as brocas feitas de tungstênio e até diamante. Já para solos que apresentam menor resistência são utilizadas brocas com dentes de aço.
Furos das sondas
Uma perfuração é realizada por uma broca com alguns dentes e uma espécie de orifício no meio. Esse orifício existe porque conforme a broca perfura o solo ela vai esquentando, e por aquele orifício é despejada uma lama especial que tem duas funções: resfriar a broca e trazer para a superfície pedaços do solo que a broca perfurou, para serem, então, analisados pelos geólogos.
Pós-perfuração
Após terminar a perfuração realizada na sondagem de solo, é criado um poço de cimento para armazenar o petróleo e, então, as últimas resistências da fonte de petróleo são explodidas, fazendo com que a substância vá para o poço de cimento.
tipos de sondas de solo
A sondagem de solo é utilizada para inúmeros projetos diferentes. Então é natural que haja algumas modalidades específicas para serviços diferentes. Vamos conhecer algumas:
- Sondagem à trado: utilizada mais para recolher amostras;
- Sondagem à percussão SPT: utilizado bastante para identificar reservas hídricas;
- Sondagem CPT: uma sondagem que dá uma amostra bastante detalhada do tipo de solo;
- Sondagem rotativa: a mais cara, mas também mais vantajosa que oferece o maior número de informações.
Todas essas sondagens diferentes utilizam materiais distintos e especialistas em cada uma, para analisar o solo e identificar suas características.
Quais são os objetivos da sondagem de solo?
O objetivo de uma sondagem de solo é sempre identificar o que pode haver por baixo dele, seja mais no subsolo, como é o caso da sondagem para o petróleo, ou sobre suas características como formação das rochas e até mesmo a história daquela região, geologicamente falando.
Existe algum risco associado à sondagem do solo?
No geral, existem poucos riscos em sondagens de solo bem feitas, mas pode haver erro do local destinado a receber a sondagem, ou que ela acabe perfurando um lençol de água. Riscos, esses, que são evitados pelo bom planejamento.
Mas a sondagem de solo é uma técnica impressionante e que traz muitos resultados para a indústria petrolífera!
[…] modelagem geológica é um conjunto de cálculos e sondagens para determinar os limites, a profundidade e o tamanho da reserva mineral em um determinado espaço, gerando uma […]