Como é utilizado o Martelo Pneumático Industrial?

0

Você já conhece o martelo pneumático industrial? Mesmo que não conheça esse item, saiba que ele é imensamente importante para nossa sociedade e existem inúmeras aplicações do instrumento no mundo da construção civil.

Se você quer conhecer o martelo pneumático industrial ou simplesmente saber mais sobre suas funcionalidades, nos acompanhe no artigo abaixo!

O que é um martelo pneumático industrial?

Você provavelmente já conhece o martelo, um instrumento comum que está relacionado à marcenaria, carpintaria e até mesmo às construções em geral. O martelo pneumático industrial é uma versão desse mesmo instrumento, mas como o nome sugere, esse martelo funciona com um mecanismo pneumático.

O que é um martelo pneumático industrial
Martelo pneumático industrial. Fonte/Reprodução: original

A palavra pneumático é relativa ao ar ou, mais precisamente, ao que utiliza ar em seu funcionamento, e é justamente isso que o martelo pneumático faz. Portanto, esse é um instrumento que funciona como um martelo movido a ar. Ficou curioso para conhecer e saber das vantagens de utilizá-lo? Continue conosco.

Como funciona um martelo pneumático?

Um martelo pneumático industrial funciona de maneira simples, mas bastante inteligente. Esse instrumento conta com uma câmara pneumática de ar comprimido que, quando é acionada, causa um movimento de impulso a seu cinzel, semelhante a uma martelada, dando, assim, o nome para o martelo pneumático, pois tem um funcionamento parecido com o tradicional martelo.

Esse instrumento é muito utilizado para trabalhos onde o uso do martelo tradicional seria inviável e, também, com o martelo pneumático os trabalhadores da construção civil precisam realizar menos esforço e usar menos força em suas atividades.

Quais são as principais aplicações dos martelos pneumáticos industriais?

O martelo pneumático industrial não tem uma funcionalidade essencialmente diferente de um martelo comum, a diferença no caso está em sua potência e no desempenho do seu uso. Enquanto um martelo normal depende da força do trabalhador, o martelo pneumático tira força de seu mecanismo.

O martelo pneumático serve para quebrar alguns detritos mais duros e resistentes como concreto, pedras, azulejos, asfalto e outros dessa categoria. Sendo ideais para demolir, quebrar estruturas, conseguir abrir buracos e erosões, para edificar firmamentos, alicerces ou simplesmente para abrir espaço para um encanamento ou cabeamento.

O martelo pneumático também é utilizado para limpezas em plataformas de petróleo. Devido a sua poderosa ação de força, ele consegue facilmente retirar moluscos que ficam fixados nos cascos dessas plataformas gigantescas no mar.

Quais são os benefícios do uso de um martelo pneumático industrial?

Optar por um martelo pneumático industrial é necessário para a dinâmica de uma obra, pois ele é muito mais rápido que qualquer outra opção manual. Para se ter uma ideia, um martelo pneumático pode atingir seu alvo cerca de 1.000 a 4.000 (dependendo do modelo) vezes por minuto. Algo muito acima da média que um trabalhador faria com um martelo manual.

O uso de um martelo pneumático só pede um cuidado: o instrumento produz muito barulho e o uso prolongado necessita de alguns cuidados com a saúde auditiva de quem está utilizando e de quem está próximo. Mas fora isso, o martelo pneumático industrial de fato traz muitos benefícios que compensam o cuidado no seu uso.

Quais são os diferentes tipos de martelos a ar comprimido disponíveis no mercado?

O martelo pneumático industrial com o passar dos anos ficou bastante popular, por isso mesmo recebeu algumas versões diferentes que focam em utilidades específicas. Vamos conhecer!

  • Martelo de 5kg: ideal para demolir peças menores como azulejos ou paredes;
  • Martelo de 10kg: esse modelo já demole concreto e solta pisos;
  • Martelo de 20kg: demole concreto, solta pisos, mas com mais produtividade e força;
  • Martelo de 30kg: dos martelos pneumáticos esse é o modelo mais poderoso, capaz de altas demolições e utilizado em quebra de asfalto.

Agora que você já conhece bem o martelo pneumático industrial e suas aplicações, não deixe de utilizá-lo até mesmo em suas versões domésticas em casa. Afinal, por que não aproveitar as facilidades que a tecnologia proporciona, concorda?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.