O que é Diagrama de Van Krevelen ou Van Krevelen diagram
O diagrama de Van Krevelen é um método gráfico-estatístico no qual o índice de hidrogênio (HC) é mostrado graficamente como uma função do índice de oxigênio (CO). Diferentes tipos de material orgânico têm maior probabilidade de produzir óleo do que outros durante o amadurecimento termocatalítico: algas, tipo 1, com alto teor de hidrogênio e baixo teor de oxigênio, com probabilidade de produzir bons óleos.
Árvores e outros tipos de plantas lenhosas são feitas de material orgânico do Tipo III, são ricas em oxigênio, pobres em hidrogênio e são fontes de carbono e gás. Este diagrama é freqüentemente usado para diferenciar entre diferentes tipos de querogênio.
Para que servem os diagramas Van Krevelen
Os diagramas de Van Krevelen (relações O / C vs. H / C das fórmulas elementares) têm sido usados extensivamente em estudos para fornecer uma estimativa das principais categorias de compostos presentes em amostras ambientais. No entanto, os limites que definem uma categoria de composto particular com base apenas nas razões O / C e H / C das fórmulas elementares nunca foram listados com precisão ou sugeridos para classificar metabólitos em amostras biológicas. Embora as razões O / C vs. H / C das fórmulas elementares possam fornecer uma visão geral das categorias de conexão, tal classificação é ineficaz devido à grande sobreposição entre as diferentes categorias de conexão ao longo de ambos os eixos.
O que propõem os diagramas Van Krevelen
Propomos uma classificação mais precisa de compostos para amostras biológicas analisadas por espectrometria de massa de alta resolução com base em uma avaliação das razões estequiométricas C / H / O / N / P de mais de 130.000 fórmulas elementares de compostos classificados em 6 categorias principais: Lipídios, peptídeos, amino açúcares, carboidratos, nucleotídeos e fitoquímicos (compostos oxaromáticos). Nossas limitações na Classificação Estequiométrica Multidimensional de Compostos (MSCC) mostraram uma categorização altamente precisa de fórmulas elementares em categorias de compostos principais em amostras biológicas com uma precisão de mais de 98%, o que é uma melhoria substancial em relação a qualquer classificação baseada no diagrama de van Krevelen clássico.
Este método representa um avanço significativo na pesquisa ambiental, particularmente em estudos ecológicos estequiométricos e eco-metabolômicos, ao fornecer uma ferramenta nova e robusta para melhorar nossa compreensão da estrutura e função do ecossistema por meio da caracterização química de amostras biológicas.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.