O que é a Camada pré-sal ou pre-salt layer

O pré-sal é uma área de reservas de petróleo que fica abaixo de uma camada profunda de sal e forma uma das muitas camadas de rocha do fundo do mar.

No Brasil, essa camada cobre uma faixa de 800 quilômetros. Inclui o Espírito Santo, Santa Catarina, o fundo do mar, bem como as bacias sedimentares do Espírito Santo, Campos e Santos.

Devido à escala de tempo geológica, ou seja, o tempo de formação do petróleo, é denominado pré-sal. A camada de reserva de óleo do pré-sal se formou em frente à outra rocha (daí o termo “prado”) com uma camada de sal e foi coberta por ela milhões de anos depois.

Recentemente (novembro de 2010) foi anunciado que Tupi terá reservas gigantescas desse óleo – a estimativa é de 5 a 8 bilhões de barris de petróleo.

O que significa pré-sal?

O nome “pré-sal” significa que a rocha armazenadora está sob uma camada de sal que pode ter mais de 2.000 m de espessura em alguns pontos. Se for levado em consideração que a lâmina d’água pode ultrapassar 2.000 m, o reservatório do pré-sal pode ultrapassar 7.000 m de profundidade.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.