O que é Calcilutito ou Calcilutite
O calcário provém principalmente da litificação de sedimentos carbonáticos. Os sedimentos carbonáticos modernos são criados em uma variedade de ambientes: continental, marinho e transiente, mas a maioria é marinho.
As margens das Bahamas hoje são a mais famosa estrutura de carbonato moderna. É um grande planalto subaquático coberto por água do mar morna e rasa. O platô das Bahamas, ou plataforma carbonática, imita o ambiente que prevaleceu repetidamente nas áreas cratônicas estáveis de grandes blocos de terra durante a Era Pré-cambriana, Paleozóica e Mesozóica Tardia e serve como um modelo para explicar os vários tipos de calcário que existem na Este calcário do mundo antigo é feito de carbonato. Fazendas.
Formação da borda do Planalto
A borda do planalto é caracterizada por uma encosta topograficamente acentuada, que é ladeada por vãos calcários angulares e espessos. Canais submarinos escavados no aterro servem como cursos d’água através dos quais sedimentos carbonáticos rasos podem ser transportados por correntes de turbidez, que podem se redistribuir como depósitos em forma de plataforma no plano abissal oceânico.
Em muitas áreas, a faixa costeira das Bahamas é caracterizada por rochas de recife resistentes às ondas (às vezes classificadas como faixas terminais). A abrasão desses recifes pela atividade das ondas cria abundantes vestígios de esqueletos.
As variações na profundidade e intensidade da corrente controlam as quantidades relativas de micrita e esparita, a prevalência e produtividade de certos organismos e a probabilidade de formação de espigas, grânulos e fragmentos de rocha carbonática. Os sedimentos aloquímicos micríticos e micríticos acumulam-se em áreas de proteção do fundo do mar de baixa energia, como lagoas e o mar de Wadden, bem como no lado sotavento das ilhas principais.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.