Quais as zonas de uma planície abissal, seus perigos e características?
As zonas de planície abissal são consideradas as superfícies mais planas do planeta Terra. E são a “porta” para o pré-sal, uma das camadas mais importantes para a geopolítica e a economia mundial.
Ao longo do texto você vai entender quais são as principais características dessa diferentes regiões do mar, confira a seguir.
O que é uma planície abissal?
As zonas de planície abissal são territórios planos subaquáticos, que se encontram no fundo do mar em grandes profundidades, geralmente de 3.000 a 6.000 metros. Com exceção das fossas, essas planícies são as regiões mais profundas do oceano.
Também as menos exploradas pelo homem, ou seja, ainda resta muito a descobrir sobre esses territórios. São mais comuns no Atlântico, e raras no Pacífico.
Hoje as planícies são consideradas particularidades únicas do fundo do mar, porém isso só passou a ser considerado a partir de 1940.
Que tipo de ambiente é encontrado em uma planície abissal?
Por se tratar de um local profundo onde a luz solar não chega, às zonas de planícies abissais possuem um ambiente frio e escuro; a região é até mesmo comparada a um deserto no fundo do mar. Existe também uma grande pressão nesse local, devido às águas, e podem chegar até “11.000 psi”.
Quais organismos vivem em uma planície abissal?
Por ser um ambiente com pouquíssima variedade de alimentos, frio e sem iluminação, poucos tipos de seres habitam as zonas de planícies abissais. Eles são chamados de seres abissais, e possuem características únicas, adaptadas a esse ambiente; o principal exemplo são os lophiiformes, peixes que vivem nessas zonas.
Zonas de uma planície abissal
O domínio pelágico é dividido em cinco zonas; confira a seguir as três zonas mais profundas.
Zona Batipelágica
De 1.000 a 4.000 metros de profundidade, a temperatura média das águas nessa zona é de 4°C. Como não há luz solar, já não pode ser realizada fotossíntese, ou seja, não há esse tipo de alimento. Por ser um ambiente escuro nessa zona já existem animais sem olhos, que nunca se aproximam da superfície.
Zona Abissopelágica
Essa zona representa 42% do oceano, por ser extremamente profunda e com alta pressão, existem poucas formas de vida, mas ainda assim é habitada por peixes cego e polvos gigantes, por exemplo.
Zona Hadopelágica
Essa é a zona das fossas abissais, a parte mais profunda do oceano, com em média 6.000 metros de profundidade. Um exemplo de fossa muito conhecida é a fossa das Marianas, e possui 11.000 metros de profundidade.
Como a falta de luz solar afeta os organismos que vivem em uma planície abissal?
Afeta diretamente, pois é graças a falta de luz que os seres existentes precisam de características únicas e especiais para sobreviver naquele ambiente.
É por esse fator que muitos desses animais são cegos e usam outros sentidos para sobreviver; outros têm a visão precária, e alguns chegam a produzir sua própria luz, por reações químicas e a usam como forma de atrair presas.
Características de uma planície abissal
Agora que falamos sobre as principais zonas, confira a seguir as principais características que as zonas de planície abissal apresentam.
A pressão sobre uma planície abissal
A pressão nas zonas de planície abissal são tão altas que os seres humanos não conseguem chegar nem perto. Muitos aparelhos e submarinos também não aguentam muito tempo por lá. A pressão chega a aproximadamente 11.000 psi.
A temperatura
Devido à grande profundidade, a luz solar não consegue chegar até esse ambiente, o que torna as águas desse local extremamente frias, a média é 4°C.
A salinidade
A pressão é tão alta nessas regiões que se combinando com a salinidade é possível que a água altere suas propriedades e paire entre líquido e gás.
Que tipo de alimento está disponível em uma planície abissal?
Como não há como realizar fotossíntese em um local onde a luz solar não chega, não é possível que os seres abissais sejam herbívoros. Boa parte se alimenta de plânctons, outros de detritos da superfícies, ou seja: restos de peixes, e outros predam outros seres que vivem nas profundezas também.
Que tipo de perigo existe em uma planície abissal?
As zonas de planícies abissais são zonas ainda pouco exploradas pelo ser humano, principalmente as fossas abissais, devido à alta pressão.
Portanto, é difícil precisar com exatidão todas as espécies que vivem lá. Até hoje nenhum perigo veio de tais áreas, e é provável que continue assim.
Com este conteúdo você aprendeu sobre planície abissal, e viu que apesar de tanto mistério, ela apenas o início de exploração para o petróleo. Já que uma petrolífera tem que escavar até a camada de pré-sal, onde as reservas se encontram de 5 mil a 7 mil metros do mar.
Agora que você já sabe tudo que precisa sobre as zonas de planície abissal, não deixe de compartilhar esse conteúdo com seus amigos e familiares.
[…] relatos a experiência serviu para testar as condições do planeta terra em tempos primitivos, simulava uma atmosfera que era favorável à ocorrência de reações […]