O que é carvão ativado e quais as suas vantagens?

0

Atualmente, muito se fala no carvão ativado. Isso porque, a indústria de cosméticos está repleta de opções de produtos que utilizam das vantagens do carvão ativado, como capacidade de absorção de impurezas e propriedades cicatrizantes. 

Além de cosméticos, é possível encontrar esse material na indústria medicinal, nesse caso ele pode ser encontrado em formato de cápsulas ou puro. Abaixo confira mais sobre esse produto e como ele funciona. Confira!

O que é carvão ativado?

É chamado de Carvão Ativado o material de carbono que apresenta porosidade. Na natureza, ele é encontrado em forma de madeira, após a retirada é realizado uma queima na temperatura de 800C a 1000 C. Porém, essa queima deve ser feita com extrema atenção e cuidado, há o perigo de que o material seja queimado por inteiro, perdendo assim a porosidade do carvão.

O que é carvão ativado
Fonte/Reprodução: original

Além da madeira, o carvão ativado também pode ser feito a partir de outros materiais. Em geral, se utiliza também cascas de coco e restos de cortiça. Esses materiais são utilizados por conta do seu poder de filtração, remoção de radioativos e desodorização. Os ossos bovinos também podem ser utilizados na queima, nesse caso o resultado final é chamado de carvão de osso.

É possível encontrar o carvão ativado muito presente na indústria de cosméticos, farmacêutica e até mesmo alimentícia. Ele também está muito presente na fabricação de filtros para tratamento de água e absorção de gases.

Como funciona o carvão ativado?

O carvão ativado é composto por um material bastante poroso. Com isso, os buracos que pertencem ao seu corpo permitem que os líquidos e gases ultrapassem o corpo do carvão e consigam uma interação com o carbono. Assim, o carbono é capaz de absorver impurezas e outros materiais contaminantes, como odores, pigmentos, cloros, sódio e outras substâncias. 

Tudo é feito através de um ligamento químico entre as impurezas com os locais ativos no carvão. Conforme sua utilização, principalmente em filtros de água, esses locais são preenchidos com as impurezas, por isso torna-se recomendável a troca do carvão ativado usado por um novo.

Quais são as vantagens do carvão ativado?

Por ser um material vegetal, o carvão ativado pode oferecer muitas vantagens quando utilizado da maneira correta. Esse material é conhecido pelas pessoas por conta de seus poderes detox, ou seja, de desintoxicação. Ele oferece princípios ativos resultantes na capacidade de absorção de substâncias nocivas, por isso sua principal função é a desintoxicação.

Quando utilizado em cosméticos para pele e cabelo, o carvão ativado consegue realizar detox e controlar o excesso de oleosidade desses locais. Ele consegue eliminar toxinas nocivas e impurezas, porém após o uso é necessário que a pessoa utilize produtos de hidratação, visto que o carvão ativado não atrai moléculas de água.

O carvão ativado também é utilizado na área odontológica. Conforme os estudos, é possível deixar os dentes mais brancos com a utilização do material, pois ele oferece uma eficiente remoção de impurezas. Hoje, é possível encontrar diversos cremes dentais com a utilização do carvão ativado em mercados e farmácias.

A ingestão do material também é indicado para diversos casos. Com sua utilização, pode-se obter uma melhora na digestão, eliminar excesso de gases e também dores abdominais. Além disso, muitas pessoas usam o material para reduzir o inchaço do corpo.

Além do corpo, o carvão ativado é usado em filtros de água para que poluentes sejam removidos através deles. Ele consegue melhorar a clareza da água e remover totalmente o cloro, taninos, fenóis e outras substâncias. 

Quais são as desvantagens do carvão ativado?

Para que o uso do carvão ativado não tenha desvantagens, a pessoa deve usá-lo conforme a necessidade e sem excesso. Caso seja utilizado de maneira incorreta, é possível provocar crises de vômitos, constipação, diarréias, prejuízos nutricionais e escurecimento das fezes. Por isso, para que o uso seja correto, é imprescindível a orientação médica, principalmente quando trata-se da aplicação via oral.

Também é importante estar atento a contraindicações. De acordo com as pesquisas, gestantes, lactantes, crianças e pessoas com obstruções intestinais não devem consumir o carvão ativado.

Existem diferentes tipos de carvão ativado?

O carvão ativado é comercializado de três formas: pulverizado, granulado e peletizado. O carvão pulverizado é utilizado para aplicações líquidas, como em filtros. Já o granulado é indicado para utilizações em fase gasosa. Por último, temos o carvão peletizado, que tem sua principal aplicação em aquários de água doce e lagos ornamentais. Nesse caso, o carvão ativado é composto por pequenas partículas. 

Atualmente, há uma lista enorme de produtos que utilizam o carvão ativado, principalmente na área de cosméticos. Caso queira adquirir o carvão puro, basta procurar por lojas especializadas e de produtos naturais. Porém, para que seu uso seja ainda mais seguro, é necessário saber a procedência do carvão antes de comprá-lo. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.