O que é razão de aspecto?

0

É a relação matemática entre suas duas dimensões, geralmente obtida dividindo-se as medidas de largura e altura Pode ser representado por um número decimal de dois dígitos (1,33; 1,66; etc.) ou a razão entre dois inteiros (4: 3; 5: 3; etc.).

Nas artes plásticas bidimensionais (desenhos, pinturas, gravuras etc.), as proporções das imagens são variadas e não há padronização de nenhum tipo. Na arte gráfica, existem padrões usados ​​em revistas, pôsteres, outdoors, etc., mas mesmo esses padrões são bastante plásticos. A necessidade de padronização aparece mais na fotografia, onde a relação da imagem é em princípio determinada pela janela da câmera (seja analógica ou digital), principalmente no campo audiovisual (filme, vídeo, etc.), pois a dimensão do tempo produzirá um grande número de imagens coerentes. Inclui imagens relacionadas à proporção.

Proporções mais comuns

Em filmes e TV, as proporções mais comuns são: 1,33 (ou 4: 3) Também conhecida como “janela clássica”, era usada para a televisão tradicional (SDTV) e para a maioria das telas de computador antes de 2009, e quase todos os filmes feitos antes de 1950 – ainda hoje, para alguns que buscam uma composição “clássica”. Na verdade, desde o final dos anos 1920, as telas dos filmes devem ser redimensionadas para dar espaço ao som e usar o formato 1,37 (aproximadamente 11: 8). Desde então, a proporção de 1,37 foi chamada de “proporção da academia”, enquanto o antigo modo quase idêntico de 1,33 foi renomeado como “proporção silenciosa”.
2,35 (ou aproximadamente 7: 3) Também chamada de “janela panorâmica” ou “distorção”; usada em filmes desde a década de 1950, inicialmente por um processo denominado “Cinemascope” (patenteado pela Panavision), seguido por outros processos semelhantes com proporções de tela semelhantes (Todd-AO, VistaVision, etc. ) [2] Este é um processo caro que requer equipamento especial para filmagem e projeção. A imagem é enquadrada em um formato amplo, passada por uma lente cilíndrica (não esférica, como de costume) e, em seguida, “reduzida” (deformada) para caber em um quadro normal com uma proporção de 1,33. Então, na projeção, outra lente cilíndrica recombina a moldura original.

 

1,66 (ou 5: 3) É chamada de “Janela da Europa” porque se tornou o padrão para o cinema europeu desde os anos 1960. 1,85 (ou aproximadamente 13: 7) Chama-se “Window of America” ​​por ser um padrão adotado pelos cinemas americanos desde a década de 1960, e não é utilizado na maioria das produções que não utilizam tecnologia de deformação até hoje em Hollywood. 1,77 (ou 16: 9) É a proporção de televisores de alta definição que foram adotados como o padrão HDTV desde os anos 1980 e, a partir de 2003, também apareceu em muitos monitores de computador.

2,33 (ou 21: 9) É chamado de Ultrawide e é o formato de produção de filme mais popular, mas é um novo formato em smartphones e monitores.

Leave A Reply

Your email address will not be published.