O que é Agente complexante ou Complexing agent
Um agente complexante também é chamado de ligante. Um agente complexante é uma espécie química que pode se ligar a íons metálicos ou outras entidades químicas em um sistema por meio de seus locais únicos ou múltiplos. Esses centros têm pares de elétrons solitários que podem doar para os orbitais d de um íon metálico e formar ligações de coordenação.
Isso leva a uma conexão de coordenação. Os ligantes podem envolver um íon metálico ou atuar como uma ponte entre dois íons metálicos. Um agente complexante pode ser um íon, uma molécula ou um grupo funcional de uma molécula. Um agente complexante pode ter um local de ligação ou vários locais de ligação.
O que é um agente quelante?
Um agente quelante também é um tipo de ligante, mas ao contrário de outros ligantes, os agentes quelantes podem se ligar a um íon metálico com vários átomos na mesma molécula. Um agente quelante é um composto químico que pode se ligar a um único íon metálico por meio de vários átomos na molécula. Esses átomos têm pares de elétrons isolados que podem ser doados aos orbitais d vazios de um átomo de metal.
Isso significa que, ao contrário de outros ligantes, os agentes quelantes são ligantes multidentados e não há agentes quelantes monodentados. Por exemplo, uma única molécula de etilenodiamina pode formar duas ligações de coordenação com o átomo de níquel (II). Como o átomo de níquel (II) pode formar seis dessas ligações, três moléculas de etilenodiamina se ligam a um único átomo de níquel (II).
Agentes Complexantes vs. Agentes Quelantes
Ligantes são espécies químicas que podem se ligar a íons metálicos por meio de ligações de coordenação. Agentes complexantes e agentes quelantes são ligantes muito úteis na indústria.
A principal diferença entre agentes complexantes e agentes quelantes é que um agente complexante é um íon, molécula ou grupo funcional que pode se juntar a um íon metálico por meio de um ou mais átomos para formar um grande complexo, enquanto um agente quelante é um composto que pode se ligar com um íon metálico para criar um quelato por meio de vários átomos na mesma molécula.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.