Quais os tipos de fatores abióticos e como afetam o meio ambiente?
Os fatores abióticos, embora não sejam a parte viva do meio ambiente, são fundamentais para os seres vivos. Nutrientes, água, calor, luz e outros elementos fazem parte da série de fatores que influencia os organismos vivos e seu desenvolvimento em determinada região.
No artigo, vamos conhecer o que são os fatores abióticos, como afetam o meio ambiente e outras características.
Quais são os diferentes tipos de fatores abióticos?
Os fatores abióticos são todos aqueles que não biológicos que compõem a natureza e são essenciais para a vida, pois estão presentes no meio ambiente e influenciam ele, como o solo, por exemplo. Entre eles há alguns tipos tradicionais. Vamos conhecê-los:
- Fatores abióticos químicos;
- Clima;
- Temperatura;
- Umidade;
- Solo;
- Luz;
- Petróleo;
- Minerais;
- Gases;
- PH.
A presença do petróleo na lista pode chamar a atenção, pois o petróleo são materiais fossilizados que hoje já não tem vida biológica. Isso explica porque já não é considerado um fator biótico (composto por organismos vivos) e, sim, abiótico.
Fatores abióticos mais importantes
Os fatores abióticos são muito importantes para qualquer vida biológica conseguir se reproduzir, por exemplo: nós seres humanos precisamos de ar (um fator abiótico) para respirar.
Porém, há alguns mais importantes que outros. Poderíamos destacar os fatores abióticos químicos clima e temperatura, por exemplo. Eles são os que mais influenciam, podendo mudar para sempre a vida de uma espécie.
Quais são os efeitos dos fatores abióticos sobre os organismos vivos?
Os fatores abióticos quando estão desequilibrados podem ser realmente desastrosos para a vida biológica. Para entender isso, basta tentar colocar um pinguim em uma praia do Rio de Janeiro ou um macaco da selva tropical no Ártico.
Essa mudança nos componentes climáticos e ambientais afetarão drasticamente esses animais, pois sua espécie foi moldada pelos fatores abióticos da própria região que habitam. Isso porque influenciam a cadeia alimentar e as relações ecológicas desses seres.
Como os fatores abióticos afetam o meio ambiente?
O meio ambiente é de fato moldado pelos fatores abióticos. Afinal, há biomas, ambientes inteiros que só existem por conta das condições abióticas. A caatinga é um excelente exemplo, um bioma único e presente apenas no Brasil e que deve isso aos ciclos, clima, água, gases e demais elementos abióticos presentes na região.
Como afetam o crescimento das plantas?
Você já ouviu falar que “não é época” de determinada verdura ou fruta e por isso sua falta ou no mercado ou a alta em seu preço? Isso acontece porque provavelmente a época do ano, a temperatura e o clima afetam aquele vegetal e ele não pode crescer naturalmente sob aquelas condições.
Afetam o crescimento animal
Os fatores abióticos não só podem influenciar o animal diretamente, fazendo com que determinadas espécies sejam mais peludas em regiões mais frias, por exemplo, como pode afetá-lo indiretamente, impactando o alimento que aquele animal consome e interferindo em fatores como sua dieta ou até mesmo o forçando a procurar outro lugar para viver.
Como os fatores abióticos afetam a qualidade da água?
Hoje em dia muito se fala da poluição da água, esses são fatores, evidentemente abióticos, que estão impactando diretamente na qualidade dos nossos mares e lagos. O despejo de lixo nas águas é um fator abiótico infeliz. Outro assunto bastante discutido hoje em dia é a poluição de petróleo e até mesmo de plataformas de petróleos abandonadas nos oceanos.
Como a água já é um importante fator abiótico, que está presente no cotidiano dos seres vivos, sendo fundamental para sua sobrevivência, a alteração de sua composição afeta toda a cadeia ecológica que dele depende, tanto como habitat, quanto como elemento essencial de consumo.
Portanto, alteração de PH e presença de substâncias poluentes, bem como alteração da temperatura da água, afeta a vida de milhões de seres vivos, já que mesmo a mudança mais sutil causa grande impacto.
Como afetam a qualidade do solo
Há algumas alterações no solo que também dependem de fatores abióticos. A quantidade de água pode interferir diretamente na qualidade do solo, assim como a presença de minerais que podem até mesmo impactar na flora local.
Quais são os fatores abióticos que afetam a qualidade do ar?
Outro tópico importante da sustentabilidade é a qualidade do ar. A poluição química que vem das fábricas e dos carros é também um fator abiótico e podem afetar drasticamente de maneira negativa o ar que respiramos e até as águas, já que há evidências de lagos onde a vida foi prejudicada pelo acúmulo de chuva ácida.
Quais são os fatores abióticos que afetam o clima?
O clima por si só já é um fator abiótico, um dos mais consideráveis. Ele também pode ser impactado por outros fatores abióticos como a precipitação, a umidade do ar e até mesmo atos como o desmatamento e poluição.
Por isso lembre-se do quão importante são algumas políticas de sustentabilidade, pois podem fazer a diferença como um fator abiótico preponderante para diversas criaturas!