O que formam os Meandros abandonados (abandoned meander)?

0

Os meandros abandonados são verdadeiros registros naturais da história de determinada região, mas mais do que isso, esses antigos pedaços de rios, esquecidos pelo fluxo de água, se tornam redutos ecológicos capazes de abrigar uma infinidade de fauna e flora.

Hoje vamos entender o que forma um meandro abandonado e como essas formações geológicas e fluviais podem conter informações importantes. Confira!

O que é um meandro abandonado?

Para entendermos o que são os meandros abandonados precisamos saber o que são meandros. Um meandro é um braço do rio, uma curva sinuosa que se destaca em todo o seu curso, provocada pelo caminho das águas correntes devido a questões climáticas ou questões relacionadas ao solo.

O que é um meandro abandonado
Um meandro abandonado. Fonte/Reprodução: original

Meandros são comuns em determinados tipos de solos e por que de determinadas transformações geológicas, pois a inclinação do terreno irá guiá-la, determinar a velocidade de sua corrente e sua força. Com isso ela pode seguir por curvas mais ou menos sinuosas, que tornam os meandros.

Já os meandros abandonados são aqueles que foram literalmente abandonados pela corrente do rio, também por influência de fatores climáticos e geográficos.

Qual é o significado de um meandro abandonado?

Quando dizemos que os meandros foram abandonados, queremos dizer que houve, naquela região, um acidente geográfico que a dinâmica das águas de uma bacia hidrográfica provocou.

Com isso, ele se destacou de um rio e se transformou em um “braço morto”, isolado do resto de água, do resto do curso do Rio. Esses lagos são frequentemente identificados a olho nu como meandros, por conta do seu formato curvo característico.

Por que os meandros se formam?

Os meandros abandonados acabam se formando por inúmeros fatores. Chuva, manipulação do solo por atividade humana, erosões naturais do solo e até transformações mais graves como furacões ou acidentes geográficos.

No geral, o que acontece é que o rio acaba se desviando daquela curva que antes fazia, mas a curva e o formato do solo continua lá e o volume de água acaba sendo considerado um lago isolado.

Como os meandros mudam com o tempo?

Os meandros abandonados são, por si mesmos, produtos de diferentes fatores geológicos e climáticos. Isso faz deles objetos que podem ser alterados com o tempo e por diversos motivos.

Uma das mudanças mais comuns são meandros abandonados que se tornam pequenos pântanos ou brejos alagadiços, leitos mortos ou pequenos lagos curvados. Outra, são meandros abandonados que são bastante tímidos, mas que em períodos de chuva intensa, ou até mesmo durante a maior parte do ano, assumem um tamanho descomunal, formando lagos grandes.

Quais os fatores que influenciam a formação de meandros abandonados?

Vamos agora entender melhor quais fatores ajudam na criação de meandros abandonados e como se dá essa transformação. Confira!

A erosão

Muitas vezes um rio acaba deixando de lado um dos seus meandros por conta da erosão do solo que desaba e acaba levando o curso do rio para longe, deixando o meandro abandonado.

A sedimentação

A sedimentação do solo onde está o meandro também contribui bastante para que ele se destaque do resto do curso do rio. Principalmente quando ocorre a sedimentação do solo naquela região e uma erosão do fluxo principal.

O clima e o uso do solo

O clima e desastres naturais também podem acabar gerando meandros abandonados. Chuvas fortes que derrubam montes, ou distúrbios mais graves na natureza como furacões ou terremotos.

O uso do solo por parte de seres humanos também pode causar o abandono de meandros, muitas vezes conscientemente, para ter água em determinada região ou para desviar o rio para outro lugar.

Quais são as consequências da formação de meandros abandonados?

Muitos meandros contém informações preciosíssimas a respeito do passado de determinada região, pois existem há milhares de anos. Enquanto o rio se transformou e correu para outros destinos, o meandro manteve uma parte incólume do fluxo de água original, e muitas vezes da fauna e flora original do próprio rio.

Como consequência dessa formação, há muita informação intocada a ser pesquisada nas camadas sedimentadas de matéria orgânica dos meandros. Nesses depósitos fluviais, diversos materiais podem ser encontrados, dentre eles é sedimentado a Turfa.

A turfa é formada principalmente por musgos e vegetais de árvores e pode ser usada na produção de energia, já que seu poder calorífico possibilita a produção de, entre outras substâncias, petróleo.

O que pode ser feito para prevenir ou mitigar os efeitos da formação de meandros abandonados?

Muitos dos meandros se formam naturalmente e o homem não tem nada para fazer a respeito de sua formação. Porém, há alguns meandros abandonados que acabam se formando devido à ação humana consciente.

Atividades desenvolvidas pelos humanos, como a pecuária e a agricultura, são considerados fatores mais associados a mudanças nas paisagens naturais. Essa influência humana afeta diretamente a biodiversidade e o desenvolvimento ecológico de determinada região.

Nesses casos é necessário muito estudo e planejamento ambiental, pois ninguém quer acabar maculando o meio ambiente sem um objetivo que justifique tal ação, sobretudo quando se pode buscar variadas alternativas de planejamento ambiental para garantir que qualquer alteração feita irá satisfazer a região de maneira sustentável.

Existem diversos meandros abandonados no Brasil, e devemos ao máximo conhecê-los e preservar sua fauna e flora, muitas vezes única.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.