O que é onda sonora?
As ondas sonoras estão constantemente presentes em nosso dia a dia e podem produzir em nós, por exemplo, sentimentos de calma e estresse. O som é classificado em ondas mecânicas (precisa de um meio de propagação), longitudinais (tem propagação paralela à vibração) e tridimensionais (se propaga em todas as dimensões). A velocidade de propagação das ondas sonoras depende de dois fatores básicos: o estado físico e a temperatura do meio em que as ondas sonoras se propagam.

Quanto ao estado físico do meio, quanto mais próximas estão as moléculas do meio, mais rápido é o som, de modo que a onda sonora se propaga mais rápido no sólido, mais rápido no líquido e, finalmente, no gás.
VSÓLIDOS > VLÍQUIDOS >VGASES
A temperatura afeta diretamente a velocidade de propagação das ondas sonoras, portanto, por exemplo, quanto mais alta a temperatura do gás, maior a velocidade de propagação do som.
Espectro sonoro
O espectro de som mostra a faixa de frequência que os humanos podem ouvir. Os aparelhos auditivos humanos conseguem perceber frequências sonoras entre 20 Hz e 20 kHz, e quaisquer frequências acima ou abaixo desses valores são inaudíveis para os humanos.
A frequência superior ao valor máximo (20 kHz = 20.000 Hz) percebida pelo ouvido humano é chamada ultrassom. Animais como morcegos e golfinhos geram ultrassom para seu movimento e caça. Por exemplo, usamos ultrassom em exames de ultrassom e diagnóstico por imagem.
As características fisiológicas das ondas sonoras estão relacionadas à nossa capacidade de perceber os sons que chegam. Altura: a qualidade relacionada à frequência das ondas sonoras. A altura não tem nada a ver com o volume. Tom: a qualidade relacionada à forma das ondas sonoras produzidas pela fonte.
Entre duas fontes diferentes emitam sons com as mesmas características, as formas das ondas emitidas por cada fonte diferem, portanto, a percepção delas também é diferente. Diz-se que cada fonte sonora tem seu timbre único. Intensidade: qualidade relacionada à energia emitida por uma fonte sonora que passa por uma superfície específica em um intervalo de tempo específico. A intensidade está relacionada ao volume do som emitido pela fonte.
A intensidade é definida como a relação entre a potência da fonte sonora e a área atingida pela onda. De acordo com o Sistema Internacional de Unidades, a unidade de medida de resistência deve ser w / m2.