O que é aeração ou aeration
A aeração é o processo de melhoria da qualidade do solo, e muitos agricultores o usam para plantar em suas terras. Este não é mais um processo recomendado, pois existem agora várias máquinas especializadas que podem concluir este processo sem esforço.
A aeração também se refere ao processo de remoção do excesso de dióxido de carbono, sulfeto de hidrogênio, cloro, metano e substâncias aromáticas voláteis na água, e transferência de substâncias do ar para a água para aumentar a oxidação e precipitação de compostos indesejados. A substância vai da água ao ar. Pode ser forçado por gravidade, aspersão, difusão de ar ou força.
Aeração é qualquer processo que aumenta o contato de um líquido (geralmente água) com o ar. Visa atingir um dos seguintes objetivos:
Aumente o seu conteúdo de oxigênio
Reduza seu conteúdo de dióxido de carbono (CO2)
Reduza seu conteúdo volátil
Reduzir o teor de sulfeto de hidrogênio (H2S)
Reduza o conteúdo de cloro
Reduza seu conteúdo de metano
Provoca a precipitação de ferro e manganês dissolvidos.
OS GASES DO SOLO
O processo de respiração das raízes das plantas e da flora e fauna do solo requer um suprimento de oxigênio suficiente. Por sua vez, o CO2 liberado durante esses processos deve ser descarregado do solo para a atmosfera.
Por outro lado, esses importantes processos de troca ocorrem no mesmo sistema poroso, que também deve garantir que água, nutrientes e calor suficientes sejam fornecidos para todos os processos fisiológicos.
A fase gasosa, também chamada ar do solo ou atmosfera do solo, é composta principalmente de N2, O2, vapor d’água e CO2, bem como vestígios de outros gases.
A composição e concentração do ar no solo podem variar no tempo e no espaço, dependendo da presença de matéria orgânica, atividade microbiana, concentração de raízes, aeração do solo e reações químicas.
SOLO AERADO PRODUZ MAIS E MELHOR
Como a aeração do solo ocorre através de espaços porosos que não são ocupados por fases líquidas e geralmente diminui em profundidade no perfil do solo reduzindo a porosidade, aumentando a umidade do solo ou reduzindo a atividade biológica, é fácil admitir ser possível produzir mais e massa.
Melhor ainda, se você prestar atenção à qualidade física do solo, promova as condições de ventilação suficiente do sistema radicular da planta (mesmo forçando o ar a ser injetado diretamente na zona radicular), pois os cinco fatores fundamentais para a produção de qualquer espécie de planta (água, luz, calor, ar e nutrientes), nas condições paranaenses, a aeração do solo é obviamente a mais restrita.