O que é abrasão ou abrasion?

0

Em mecânica, abrasão se refere ao comportamento ou efeito de raspagem, ou

abrasão de certas estruturas pelo desgaste (metal, dentes, ossos, etc.) ou pela remoção de certas estruturas com uma pequena lâmina.

Em geologia, pode ser definido como o processo de erosão que ocorre quando o material transportado colide com a superfície, erodindo-a ao longo do tempo. É um processo de atrito causado por arranhões, escoriações, abrasão e rasgamento de materiais. É comum em áreas costeiras. Sob a ação do oceano, é afetado por água, areia e outros fragmentos de rocha, bem como compressão em fissuras e cavernas. A influência do ar causa desgaste do material no local.

Definição de abrasão

O desgaste abrasivo é a perda de material causada pela passagem de partículas duras na superfície. O desgaste abrasivo é causado por partículas ou caroços que se comprimem e se movem ao longo da superfície sólida.

Abrasão entre dois corpos

Ocorre quando o desgaste é causado por aglomerados ou partículas rígidas aderidas à superfície. Com o tempo, essas superfícies ficam mais gastas e partículas de objetos são perdidas.

Abrasão entre três corpos

Isso acontece quando as partículas não estão presas à superfície, mas entre as superfícies.

Mecanismos da abrasão

Arar é o processo de mover o material do sulco para os lados. Ocorre quando a carga é pequena e não causa nenhuma perda real de material. O dano ocorre próximo à superfície do material na forma de acúmulo de diferenças causadas pelo trabalho a frio.

Fratura

Quando o material usado é muito quebradiço, como a cerâmica, a superfície usada está fadada a quebrar. Nesse caso, as partículas de desgaste são o resultado da convergência da trinca.

Corte

O corte é a forma mais grave de desgaste em materiais dúcteis. Durante o processo de corte, a ponta abrasiva remove cavacos, assim como a ação de uma máquina-ferramenta. Isso resulta na remoção do material, mas quase nenhum deslocamento do material em relação ao tamanho da ranhura.

Destacamento de grão

O descolamento ou arrancamento dos grãos é uma forma relativamente rara de desgaste, encontrada principalmente em cerâmicas, onde os limites entre os grãos são relativamente fracos. Nesse mecanismo, toda a partícula é perdida como uma partícula de desgaste. Quando a ligação entre os grãos é fraca e o tamanho do grão é grande, esse mecanismo de desgaste se torna muito rápido.

Fratura por sulcamento repetido

Ocorre quando o material é maleável e a superfície desgastada se deforma repetidamente. Nesse caso, os detritos de desgaste são o resultado da fadiga de baixo ciclo do metal.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.