O que é Deformação ou Strain
As deformações medidas na superfície correspondem às tensões liberadas durante o processo de perfuração. Com as deformações medidas e os modelos correspondentes (por exemplo, ASTM E837) é possível calcular as tensões ao longo dos dois eixos principais e sua direção.
O método de perfuração do medidor de tensão para medir tensões residuais em materiais elásticos pode ser descrito como semi-destrutivo se furos de diâmetro muito pequeno forem usados.
O método permite que o tamanho e as direções principais das tensões residuais no local de perfuração sejam determinados. Isso é obtido por uma relação determinada empiricamente entre as magnitudes e direções das tensões principais e o relaxamento da deformação em torno do furo quando o furo é perfurado.
Essa relação foi obtida para um modelo adimensional do arranjo de medição do furo, de forma que os resultados fossem independentes do tamanho do furo. Uma generalização foi postulada para estender a aplicação desta solução calibrada para a medição de tensões residuais em todos os materiais elásticos e isotrópicos.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.